
É ano de Pan-americano, e o Brasil vêm preparando seus atletas de base para o evento mais importante de 2022!
O Pan-americano de Menores é um evento organizado pela Federação Internacional de Padel (FIP) em conjunto com a American Padel Federation (APF), e acontece a cada dois anos, sempre no último trimestre.
Ainda não sabemos qual vai ser o país e cidade sede, mas existe uma forte torcida para que o Brasil seja o escolhido para sediar os jogos este ano. A escolha acontece na segunda quinzena de maio.
A Super Padel conversou com Osmar Scherer, o técnico escolhido pela Confederação Brasileira de Padel (Cobrapa) para coordenar a seleção de menores masculina, e preparar nossos jovens atletas para a competição. Ele nos deu detalhes sobre os critérios utilizados para a formação da equipe masculina brasileira.
Sabemos que as seleções são compostas por 12 atletas, sendo 4 atletas sub 14, 4 atletas sub 16 e 4 atletas sub 18. Mas como são escolhidos os brasileiros que vão nos representar?
“Para escolher os convocados, utilizamos o ranking nacional, que leva em conta o Circuito Brasileiro de Menores e os Estaduais de Menores. Os 8 mais bem pontuados no ranking de cada categoria são convocados para os treinos fechados. Ao final dos treinos, escolhemos 4 dos 8 melhores pontuados para nos representar no Pan-americano.”
Osmar Scherer
Um dos treinos fechados com base neste ranking masculino aconteceu no final de semana passado (16 e 17/04) no Clube Delta Padel, em Balneário Camboriú – SC. Nos mesmos dias, a seleção feminina, sob o comando do técnico Fabrício Barenho, fez seus treinos no Clube Lagoa Padel, na cidade de Pelotas – RS.
Perguntamos para Scherer, sobre como os jovens enxergam esta oportunidade.
“A seleção é de extrema importância na vida destes atletas. Eles passam a fase de menores se preparando e jogando só pra isso: representar o seu país em competições internacionais. Muitos até abrem mão de participar de circuitos profissionais porque querem estar 100% focados. Mas além da preparação técnica, trabalhamos com eles, entre outras coisas, a importância de continuar se dedicando aos estudos, porque ao fim do ciclo de menores, aos 18 anos, eles podem escolher se vão seguir a carreira de atleta profissional de padel ou não.”
Osmar Scherer
A Comissão técnica dos menores é formada por:
- Osmar Scherer – Técnico da Seleção Masculina de Menores
- Fabrício Bareño – Técnico da Seleção Feminina de Menores
- Tiago Ruschel – Auxiliar Técnico
- Marcelo Gonçalves – Diretor de Menores
Em nossa conversa, descobrimos que o trabalho da Cobrapa com os menores não se restringe às competições. Ações educacionais, integração entre os jovens, palestras e conversas dos jovens com profissionais do circuito mundial, orientação e acompanhamento contínuo fazem parte da rotina dos que buscam sua vaga na seleção.
Para além dos resultados, é emocionante ver estes jovens seguindo o caminho do esporte com tanta dedicação desde cedo. Agora é torcer para o Brasil ser escolhido como sede para nos dar a oportunidade de ver tudo bem de pertinho.
Quer conhecer melhor nossos atletas? Confira na galeria a seguir todos que participaram do último treino fechado em Balneário Camboriú.




PS.: Como o treino fechado masculino aconteceu aqui em Camboriú, cidade sede do Super Padel, começamos contando um pouco sobre a equipe masculina, mas em breve contaremos tudo também sobre a equipe feminina.
DA REDAÇÃO