Dia desses viralizou um vídeo sobre um projeto que ensina padel gratuitamente a crianças de uma pequena cidade no interior de São Paulo. Me arrepiou, de novo. Eu já conhecia a história, mas é inevitável. Padel não é um esporte barato, não é um esporte amplamente difundido, mas acima de tudo, padel não é inacessível. Padel é um esporte apaixonante, que como todos os outros, pode mudar a vida das pessoas.
Rinópolis
Rinópolis é uma cidade do interior paulista, tem cerca de 10 mil habitantes e fica no meio do caminho entre Presidente Prudente e Araçatuba.
Um sujeito chamado Rildo Peralta
Um dos seus moradores se mudou para Joinville – SC, viveu lá por um tempo, e depois voltou a morar em Rinópolis. Mas na bagagem, ele levou uma nova paixão. O padel.
Como todo padelista sabe, uma vez que se começa a jogar, não dá mais pra parar. Mas continuar como, se em Rinópolis não havia ninguém que praticava o esporte, e muito menos uma quadra de padel? Esquece, não dá. Quer dizer, não daria, se este ser humano não fosse um sujeito chamado Rildo Peralta.
Rildo decidiu construir sua própria quadra, mas pra garantir, decidiu fazê-la multiuso, com tabela de basquete e traves. Assim, enquanto não tivesse praticantes suficientes de padel, ela poderia ser usada para outros esportes. E assim surgiu a primeira quadra de padel de Rinópolis – SP. Aliás, a primeira de toda a região.
“Construí a quadra em 2017 com pouca esperança que alguém se interessaria pelo esporte. Mas com o passar do tempo, pela curiosidade, muitos jovens quiseram apreender a jogar e pegaram gosto pelo Padel”
Rildo Peralta, que construiu a quadra em seu próprio quintal.
Rildo começou a ensinar alguns amigos, a turma foi crescendo, e em pouco tempo eram 10 adultos utilizando a quadra para jogar padel. Primeiro objetivo concluído, já tinha com quem jogar. Mas precisava melhorar o nível dos jogadores. Em meados de 2021, juntamente com Dalner Palomo e outros amigos, se organizaram, fizeram uma rifa, e conseguiram trazer Lucas Pronotti, um professor de São Paulo, para ministrar uma clínica (aula).
Foi aí que o mais interessante aconteceu. Ao trazer o professor, resolveram abrir a clínica para que crianças que tivessem interesse conhecessem o esporte. Pronto. Ali começava uma história linda sobre como uma pessoa, ou um grupo de amigos, pode mudar a vida de uma cidade inteira.
No dia seguinte à clinica, algumas crianças bateram palma no portão de Rildo, pedindo pra continuar a jogar padel. E no outro dia mais delas apareceram. E não parou mais. Isso mudou Rinópolis.
Projeto Social
O padel virou projeto social, o projeto “ganhou corpo”, muitos apoiadores, muitos admiradores, e hoje atende gratuitamente mais de 100 crianças de 5 a 18 anos de idade, ensinando solidariedade, respeito, integração social, amizade, amor ao esporte, e muito mais. Tudo isso através do padel.
Quem quiser saber mais sobre o projeto e talvez de alguma forma ajudar, vou deixar os dados de contato no final desta página. Mas agora, eu quero compartilhar com vocês alguns dos vídeos incríveis que a galera de Rinópolis fez sobre sua participação na 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Padel em Balneário Camboriú. Sim, eles já estão competindo no Campeonato Brasileiro. Impossível não se emocionar.
O Campeonato Brasileiro já é o terceiro evento dessa garotada. Eles competiram também no Campeonato Paranaense e em um torneio em Santos – SP. Estes e outros vídeos estão disponíveis no Instagram do projeto: @padel_rinopolis.
Vem mais por aí
Recentemente, o Padel Rinópolis anunciou a criação da Biblioteca Padel Rinópolis, uma iniciativa que fortalece a visão de utilização do esporte como um meio de qualidade de vida e transformação social.
“O Projeto Padel Rinópolis não veio apenas para formar atletas, mas também para ajudar na formação de cidadãos mais conscientes. E esse crescimento pessoal muito se dá através da leitura. Por esses motivos nós lançamos a biblioteca, para que nossos jovens sejam formados dentro de quadra como atletas e fora de quadra como agentes transformadores da sociedade.”
Dalner Palomo, um dos responsáveis pelo projeto
Aliás, esta é uma das formas que você pode ajudar, caso queira. Fortalecendo o acervo desta biblioteca.
Saiba mais sobre o projeto:
Contato
Entre em contato se você puder ajudar de alguma forma:
Instagram: @padel_rinopolis.
Dalner Palomo: (11) 96475-7017
MAYCON HENSCHEL, PARA O SUPER PADEL.