Acontece neste sábado no Arena BC em Balneário Camboriú o 7º PAR Open Padel (Padel – Amigos – Resenha). Apesar de ser um evento particular, o PAR não possui fins comerciais, apenas reúne amigos em torno do padel, mistura as duplas por sorteio, e faz uma deliciosa confraternização regada a diversão, esporte e ação social.
O Super Padel conversou com os organizadores do evento para saber mais sobre esta etapa. Eles nos explicaram que são vários os responsáveis pelo organização, mas que a composição da coordenação do vai se alterando sempre que possível para que possam surgir novas ideias.
“O PAR foi surgindo sem muito planejamento. Fizemos um sabadão entre amigos, com churrasco e decidimos sortear as duplas. Aliás, são estas as duas coisas que a gente não abre mão: sortear as duplas, e que o campeonato seja em dia único, com confraternização no final.”
Cícero Zucco
Outra característica do torneio, que a princípio chamava-se “Paquito`s”, é que os participantes masculinos não são divididos por categorias. Os atletas, que em sua maioria são de 5ª categoria forte até 3ª categoria, participam de um sorteio, que é o que define quem vai jogar com quem. Já as mulheres são divididas em duas grandes categorias. Categoria A e categoria B.
Como não poderia ser diferente, justamente por causa desta característica amistosa do evento, o sorteio é um dos momentos mais aguardados. Ele vai definir se o participante vai se tornar dupla de alguém que é de uma categoria mais alta ou talvez mais baixa. Define também se vai juntar dois jogadores que jogam do mesmo lado quadra, ou não. Estas e outras variáveis acabam gerando bastante diversão, memes e figurinhas nos grupos e redes sociais do evento.
Cada etapa do PAR vale pontos para um ranking interno, e a disputa é outro motivo de interação e brincadeira entre os amigos. No ano passado
Foto:
Fabiana Koerich e Rodrigo Fernandes, campeões do Ranking 2021.
“No primeiro evento a gente não tinha camiseta nem nada, éramos só os amigos e juntamos 18 pessoas. O evento começou na MVB. Depois fomos ampliando, chamando os amigos dos amigos e outros convidados. Hoje o evento acontece no Arena BC e está em sua configuração máxima de atletas.”
Omar Hachem
A seguir fotos dos finalistas da edição anterior do PAR:
Para este torneio, estão inscritos 48 homens, 16 mulheres na categoria A e 12 mulheres na categoria B. Segundo Cícero, este é o máximo de pessoas possível para que o campeonato seja realizado com apenas um dia de duração.
Nesta 7ª etapa, o PAR vai distribuir camisetas do evento para todos os atletas, disponibilizar massagista, carrinho de pipoca, mesa de frutas, show com a banda VIP Rock Duo, sorteio de brindes e troféus para os campeões. No jantar de confraternização será servida uma “hamburgada”.
Outra característica que não falta a cada edição do evento é a ação social. Na edição anterior, foram entregues doações para uma ONG de proteção animal. Já nesta sétima etapa, a arrecadação visa apoio a uma ONG que presta assistência a pessoas em situação de rua, para tal estão sendo coletados agasalhos e cobertores.
Gostaria de participar do PAR? Pois é, deu vontade né? Até este que vos escreve ficou interessado. Mas para participar você precisa ser convidado. Nada mais justo levando em conta a finalidade que tem o evento.
“Geralmente os próprios atletas que já participam indicam os nomes, e a comissão organizadora define os convites. Quem joga uma etapa passa a ter preferência de inscrição. Temos hoje 56 membros do masculino com preferência, se não fechamos as 48 vagas com estes, aí liberamos mais convites conforme sugestão de atletas ou da coordenação.”
Fabiane Koerich
Mas não fiquei desanimado, o evento é aberto ao público em geral que quiser acompanhar de perto a divertida disputa, tomar alguma bebida, fazer algumas amizades e quem sabe conseguir um convite pra participar da próxima etapa 🙂
MAYCON HENSCHEL, DA REDAÇÃO.