O grande público que acompanhou presencialmente a final torceu e vibrou com cada jogada, mas estava claramente vibrando mais com um dos lados da quadra. Isso porque Pedro Toccafondo e André Freitas (Sagui) estavam jogando em sua cidade natal, com a presença de parentes e amigos na arquibancada, inclusive com a presença especial da Dona Flávia, avó de Toccafondo, no auge de seus 80 anos.
Cada lance favorável à dupla da casa era motivo para comemoração. Os atletas acionavam a plateia, e o público não deixava passar. Foi torcida, vibração e comemoração até o final. Mas vale destacar o respeito ao jogo. A cada reinício de ponto o silêncio voltava a imperar permitindo a concentração dos jogadores.
Os campeões mostraram ao final da partida outra afinidade com uma torcida também muito especial: a garotada, que cercou os atletas ainda dentro de quadra para comemorar e tirar aquela foto especial com os campeões.
Conversamos com Toccafondo sobre a final de ontem:
“Ontem foi o melhor dia da minha vida como atleta. Jogar em casa, com uma atmosfera espetacular, em um dos clubes mais bonitos do Brasil, foi mágico. Muito orgulho do que a associação e o BPT proporcionaram. Fora isso, é uma honra poder jogar com meus ídolos, que até ontem eram profissionais intocáveis para mim.”
Pedro Toccafondo
A final
A final começou já com um volume de jogo muito acentuado. Lucas Cunha e Stefano Flores mostraram desde o início porque são nomes consagrados do padel brasileiro e colocaram pressão sobre os atletas da casa. Ainda assim, cada dupla acabou confirmando seu serviço nos primeiros games.
Na volta para o quarto game, ainda sem a bola em jogo, um susto. Stefano acabou pisando em falso e torceu o tornozelo com o qual já vem sofrendo com uma lesão. O jogo ficou paralisado por cerca de 6 minutos para atendimento médico, mas Stefano conseguiu se recuperar e voltou à quadra.
Com seu retorno, o jogo continuou equilibrado, e somente com o placar 4×3 para Tocca/Sagui que veio a primeira quebra. No saque de Lucas Cunha o game foi finalizado a favor de Tocca/Sagui. O próximo game a dupla conseguiu confirmar o serviço e fechar o primeiro set em 6×3.
Já no segundo set, Lucas e Stefano começaram com tudo, conseguindo a quebra já no primeiro game, e confirmando no segundo. Com muita agressividade, Cunha/Flores fecharam o segundo set com tranquilos 6×1 no placar.
O terceiro set começou de forma muito equilibrada, com o primeiro game disputado ponto a ponto. As duplas confirmaram seus serviços nos 3 primeiros games, mas no 4º game a vitória a se desenhar. Com um break a favor de Tocca/Sagui e confirmação da quebra no game seguinte, o placar ficou 4×1, uma grande vantagem em um jogo tão equilibrado.
O placar e a torcida a favor levaram mais confiança ainda para a dupla que estava a frente. Pedro e André conseguiram mais uma quebra e fecharam o 3º set com o placar de 6×1, devolvendo os números do set anterior. Final do jogo: 6×3 – 1×6 – 6×1. Pedro Toccafondo e André Sagui Campeões do Brasil Padel Tour Open de Curitiba.
Tocca respondeu também sobre a a repercussão do título:
“A repercussão foi incrível. Muitas mensagens de apoio de amigos, profissionais que eu admiro e tanta gente de dentro e de fora do Brasil, fiquei emocionado. E jogar ao lado de um irmão como o André, que até brinquei que era meu professor e agora joga comigo, me ajudando em todos os aspectos, foi algo mágico.”
Pedro Toccafondo
Em entrevista ao final da transmissão, André Sagui também deixou suas primeiras impressões sobre a partida:
“Ganhar já é bom, ganhar em casa é melhor ainda. Queria agradecer a todos que vieram e a todos que torceram em casa. Primeiro set jogamos muito bem, no segundo eles entraram no jogo, mas no terceiro conseguimos voltar como se nada tivesse acontecido e sair com a vitória.”
André Sagui em entrevista ao Padel RG
Os atletas campeões do BPT fazem agora uma pausa merecida, mas logo retornam aos treinamentos para os próximos desafios, de olho no ranking do próprio BPT mas também da FIP, já que disputaram uma etapa na Itália recentemente e há grandes chances de voltarem a competir em novas viagens internacionais.
Com a vitória, André Sagui se mantém na liderança do ranking BPT e Pedro Toccafondo, que ocupava a 10ª posição deve subir por volta de 5 posições. Já na FIP, os atletas estão entre os 250 melhor do mundo.
DA REDAÇÃO