Certamente, quando vemos nosso jogador favorito fazendo um remate, ficamos admirados e nos imaginamos fazendo a mesma coisa em uma quadra. É inevitável que queiramos copiar os golpes ou gestos de nossos ídolos, mas para isso é preciso primeiro parar para saber quantos tipos de tiros existem, analisar como são executados e saber quando devem ser feitos.
Aspectos a ter em conta para realizar o nosso remate
Antes de analisar os tipos de tacadas, é conveniente estudar em que condições vamos jogar:
- A temperatura: Quanto maior a temperatura, mais vivas as bolas estarão, ou seja, elas ganharão mais velocidade.
- A altitude: Em maior altitude a bola será mais rápida e vice-versa. Em cidades acima do nível do mar a bola é lançada mais rapidamente do que em áreas próximas à praia.
- Umidade: Quanto maior a umidade, menos a bola sairá.
- Desgaste da grama: Quanto maior o desgaste, mais rápido a bola sairá. Se a grama for nova e tiver muita areia, a bola não sairá muito.
No circuito profissional, foi assumido em 2018 o compromisso de introduzir outro tipo de bola diferente da padrão. Especificamente, estamos nos referindo ao Head Padel Tour S, algumas bolas que têm uma saída maior e são usadas em áreas costeiras, áreas onde há pouca altitude e a bola sai pouco.
Que tipos de remates existem?
Smash plano
O principal objetivo deste tipo de tiro é trazer a bola para o nosso campo. Ele deve ser executado quando você estiver mais próximo da rede. Devemos garantir que a bola tenha altura suficiente para que nossos rivais a não alcance, pois se não o fizer e tiverem adversários rápidos, poderão interceptar nosso smash.
Como o executamos?
- Devemos começar com um bom ajuste de perna.
- Temos que ter os ombros bem alinhados para onde queremos jogar a bola, ou seja, bem na nossa frente.
- Uma vez que a bola se aproxima, levantamos a mão oposta à que carrega a raquete para nos ajudar a saber onde devemos acertar a bola.
- Devemos armar a mão que segura a raquete colocando o cotovelo abaixo do ombro.
- Transferimos o peso do corpo de trás para frente no momento do golpe.
- O ponto de impacto deve ser o mais alto possível e ligeiramente à frente da nossa cabeça.
- Para que a bola ganhe altura, é importante que ela bata o mais alto possível no vidro de baixo, sendo importante “quebrar” bem o pulso assim que o remate for feito.
O remate para 3
O objetivo deste chute é tirar a bola pela lateral, que tem 3 metros de altura.
Nesse caso, a profundidade do lob é um pouco maior, então o remate plano fica mais comprometido, já que os rivais podem ter mais opções para interceptar a bola.
Recomenda-se que este remate seja feito da linha para frente, podendo fazê-lo tanto pelo backhand como pela direita. Sendo um jogador destro e jogando no drive, é mais aconselhável tirá-lo por 3 em paralelo.
Como é realizado?
- A preparação inicial é idêntica à do remate plano.
- A principal diferença é que o impacto é feito por trás da cabeça para executar o efeito topspin.
- Junto com a aceleração do braço, é muito importante transferir a força das pernas e do abdômen.
- É muito comum ver muitos jogadores arquearem um bom tanto as costas para aproveitar esse poder.
Remate rápido
Outro tipo de remate a ter em conta é o remate rápido, que serve para surpreender os rivais e é utilizado quando as condições da pista o tornam lento. Neste caso, tanto o remate plano como o smash por 3 têm mais dificuldade e é por isso que se utiliza o remate rápido.
Como é realizado?
- A postura é parecida com a da bandeja, só que no final dá mais força ao golpe para pegar os rivais desprevenidos.
- O segredo é que quando temos o braço, faz-se uma grande aceleração do braço, procurando a profundidade máxima para que a bola não tome muita altura.
- O remate rápido pode ser feito paralelo à área do nosso rival, no meio dos rivais ou cruzado para que ressalte na tela lateral.
Víctor Ruiz, jogador profissional do World Padel Tour, nos conta sobre esses 3 tipos de tiros vistos até agora em seu canal no YouTube:
Remate na tela
É um tipo de remate que geralmente ocorre quando um lob é jogado em você que está muito aberto. Embora geralmente seja um golpe mais natural para o jogador de backhand, também pode ser feito por quem joga no drive. No caso do primeiro, o lob está um pouco à esquerda da cabeça, enquanto o jogador de drive está à direita.
Com esse golpe, o objetivo é deixar os rivais desconfortáveis, pois ao acertar a tela como direção, a bola pode sair do controle do adversário o que pode causar muito dano.
No circuito profissional há muitos jogadores que utilizam este remate, como Paquito Navarro ou Franco Stupaczuk. Precisamente, no vídeo ao lado podemos ver Stupa treinando o remate:
Remate em suspensão
Dos tipos de remates vistos até agora, este é o que exige um timing excelente e é mais complexo, já que você acerta no ar. Normalmente, é feito por jogadores de backhand ou canhotos da zona de forehand com deslocamentos laterais. São os jogadores com muito boa capacidade física que costumam fazer este remate, deslocando-se vários metros para o lado para finalizar em suspensão sobre a área onde se encontra o seu parceiro.
Nos vídeo a seguir você pode ver cenas em câmera lenta de Javi Garrido praticando este remate:
CONTEÚDO ORIGINAL: PADEL ADDICT