O jogador espanhol de 33 anos, Uri Botello, anunciou sua aposentadoria como jogador profissional de padel hoje. Botello jogou profissionalmente por mais de 15 anos e alcançou o top dez do ranking mundial. Seu histórico inclui ser vice-campeão da Copa do Mundo de 2018 e campeão europeu em 2019 e 2021 com a seleção espanhola, além de dois títulos do WPT Challenger e chegar a três finais do WPT Open.
Após mais de um ano de problemas físicos e lesões repetidas, o jogador de forehand decidiu se despedir como esportista de elite.
Carta de despedida
Confira o anúncio de Uri Botello na íntegra (traduzida para o portguuês):
“Desde 2003, quando vi pela primeira vez um torneio profissional em Melilla, sabia que meu sonho era ser um jogador profissional de padel como Juan Martín Diaz, Belasteguín, Cristian Gutiérrez, Gaby Reca, Seba Nerone, Maxi Grabiel, Mati Diaz… e uma longa etcétera de jogadores que para mim foram, são e serão lendas deste esporte, jogadores que admirei e ainda admiro hoje.
Quando saí de casa e desembarquei em Madrid em 2006, sabia que tinha que dar tudo se quisesse chegar a esse nível. Hoje, quase 16 anos depois, posso dizer que atingi meu objetivo. Com muito trabalho, sofrimento, dores e muitas alegrias, consegui estar entre as melhores duplas do mundo e até entre os dez melhores do mundo (embora tenha sido apenas algumas semanas, hahaha).
Hoje é hora de encerrar esta etapa. Depois de muita consideração, decidi encerrar minha carreira como jogador profissional de padel. Foi uma decisão muito meditada. Sempre disse que não queria me arrastar pela quadra e passar uma imagem ruim e que quando não me sentisse competitivo, daria um passo para trás. Estar em um circuito competitivo e exigente como o World Padel Tour força você a se esforçar ao máximo. Devido a este alto nível e as lesões que venho lutando no último ano e meio, fui forçado a acelerar essa decisão.
Quero agradecer a todos os meus companheiros de equipe que me aturaram, tanto ao meu lado quanto à minha frente. Se tive a sorte de atingir um nível tão alto, sem dúvida foi por causa do que você exigiu de mim. Não posso esquecer todos os treinadores e profissionais com quem estive próximo: Christian, Jorge, Juanjo, Mariano, Marcos Gómez Laborda, Pepelu, Charly Rivera, Alex Roca, Aitor, Jaime, Cristina Lorenzo, Óscar Lorenzo, Fidalpy, Blanca Bernal , Silvia e toda a família Mobility, Dr. Manuel Leyes e sua equipe… Espero não ter esquecido nenhum deles. Sem dúvida, fui privilegiado. E, claro, Raul Arias é mais que um coach, um treinador, um mentor e um AMIGO. Ele sempre soube me colocar no caminho certo. Quando as coisas iam bem, ele estava lá, mas acima de tudo, quando as coisas iam mal, ele estava sempre em cima de mim e sempre torcendo por mim.
Graças à minha família e claro que começo pelos meus pais. Um bilhão de agradecimentos por seu apoio financeiro para pagar meu início de carreira esportiva e acadêmica e por sempre estar lá para mim. Meu irmão e meus primos são aqueles que sempre me apoiam com suas mensagens quando eu perco ou ganho. E finalmente, a pessoa mais importante que a vida, e também este esporte, colocou no meu caminho, minha esposa. Tivemos momentos tão bons que, em um momento tão ruim, você me deu o que nunca imaginamos, um filho. Você sempre esteve lá, do lado, em silêncio, e aguentando meu mau humor quando me sinto frustrado porque as coisas não dão certo. Sempre trazendo um sorriso ou um abraço quando mais precisei. Espero poder retribuir um pouco de tudo o que você me apoiou ao longo dos anos. Espero que tanto sofrimento para me aturar tenha valido a pena.
Obrigado aos meus patrocinadores. Sem dúvida uma parte essencial de qualquer atleta. Obrigado por sempre estar lá: Bullpadel, Padel Nuestro, Kia, Kia Takai Motor, Melilla Sport Capitan, WPA…
Obrigado, World Padel Tour, por fazer o padel crescer tanto. Ninguém imaginaria dez anos atrás onde estaríamos agora. É em parte graças a você.
Se eu for honesto, não estou nem um pouco triste. Estou muito orgulhoso da minha carreira e dos resultados que alcancei. Adquiri uma formação e um conhecimento que nunca poderia ter imaginado.
Como disse antes, estou iniciando uma nova etapa. Claro, estou ligado ao padel. Espero continuar a contribuir com a minha parte para este desporto que tanto me deu. Espero continuar treinando como treinador e continuar aprendendo sobre esse belo esporte.
Muito obrigado a todos, e… VAI PADEL! “
FONTE: PADEL ALTO