Está tudo pronto para o IX Pan-Americano de Padel de Menores, que este ano será realizado no Brasil, mais precisamente no clube Delta Padel, em Camboriú – SC. Os jogos começam já nesta quarta-feira (19) e vão até sábado (22). Você pode acompanhar tudo aqui pelo Super Padel.

Depois de um ano de intensa preparação, a Seleção Brasileira de Menores já está reunida desde sábado em Camboriú para o evento. As duplas masculinas estão sob o comando do técnico Osmar Scherer enquanto a seleção feminina de Fabrício Bareño. Os menores contam ainda com o acompanhamento do diretor de menores, Marcelo Gonçalves, do assistente técnico Tiago Ruschel “Titi“, além de toda a organização da Cobrapa (Confederação Brasileira de Padel).
Carolina Pruner, atleta brasileira sub-14 que estreia na competição falou da expectativa para o evento:
“Participo pela primeira vez de uma competição internacional. Representar o Brasil gera um nervosismo adicional, mas estar neste grupo que conta com novatos e experientes além da comissão técnica acaba diminuindo esta sensação. Quero poder dar o meu melhor para que o Brasil tenha a melhor colocação possível.”
Grupos
A primeira fase da competição é fase de grupos, com confrontos de todos contra todos. Veja como estão divididos os grupos para a primeira fase do Pan-Americano.


Formato
Marcelo Gonçalves, diretor de menores de Cobrapa, nos conta detalhes sobre o formato da competição:
“Cada seleção é composta de duplas masculinas e femininas divididas em três categorias: Sub-14, Sub-16 e Sub-18. Os confrontos entre os países ocorrem com uma partida em cada uma destas três categorias, e o país que ganhar o maior número de partidas dentre as três, vence. Por exemplo: o primeiro desafio da equipe masculina será contra o Uruguai. Então serão disputadas 3 partidas (Brasil x Uruguai Sub-14, Brasil x Uruguai Sub-16 e Brasil x Uruguai Sub-18)”
O Pan-Americano acontece a cada dois anos, assim como o Campeonato Mundial, e as competições acontecem de maneira intercalada, ano ímpar tem Mundial, e ano par tem Pan. Cada país leva duas duplas por categoria, sendo que apenas uma disputa é realizada, e fica a critério do técnico a escolha da dupla a representar o país em cada partida.
Jogos
Já estão definidos quais serão os primeiros desafios da seleção brasileira. Confira a seguir os horários e marque na sua agenda:
Masculina:
| Brasil x Uruguai | Quarta, 14h00min, quadra 5 |
| Brasil x Equador | Quinta, 13h00min, quadra 2 |
| Argentina x Brasil | Quinta, 19h40min, quadra 1 |
Feminina:
| Brasil x Chile | Quarta, 14h00min, quadra 2 |
| Brasil x México | Quinta, 19h40min, quadra 7 |
Você pode ver a lista completa de jogos clicando aqui.
Transmissão
A quadra principal terá seus jogos transmitidos pelo Youtube da Cobrapa. Clique aqui para acessar. O clube Delta Padel conta ainda com transmissão ao vivo das imagens de suas quadras através de seu Youtube. Clique aqui para acessar. Além disso, você pode acompanhar todos os detalhes aqui no Portal Super Padel e também em nosso Instagram: Clique aqui para acessar.
Se você é da região, pode comparecer ao Delta Padel em Camboriú e acompanhar de perto as disputas. A entrada é gratuita e o clube conta com excelente infraestrutura. Clique aqui para ver a localização.
Convocados
Confira quem são os atletas que representarão nossa bandeira nesta edição dos jogos:
Seleção feminina:
Sub-14
Julia Giusti, Carolina Pruner, Isabela Nass, Sofia Duval.
Sub-16
Isadora Siga, Giulia Bettim, Laura Maas, Sofia Piaskowy.
Sub-18
Ana Clara Duffort, Luiza Kabke, Marina Brandão, Rafaela Fouchard.
Seleção Masculina:
Sub-14
Paulo Neto, Bernardo Chagas, Lucas Nieto, Thiago Santos.
Sub-16
Augusto Bartz, Diogo Rodrigues, Pedro Kaminski, Antônio Neto.
Sub-18
Lucas Fernandes, Théo Santos, Samir Laham, Arthur Rodrigues.
Preparação
Em agosto deste ano, o Super Padel acompanhou o treino preparativo da seleção brasileira e conversou com a comissão técnica. Confira duas das entrevistas que falam sobre as seleções de menores:
Edição anterior
A última edição do Pan-americano de Menores aconteceu também no Brasil. Os jogos foram realizados na cidade de Caxias do Sul – RS, em 2018 (não hove Pan em 2020 pela pandemia).
No masculino, o Brasil ficou com a quarta colocação. O título ficou com a Argentina, seguidos de Paraguai e México. Completam a lista Uruguai, Estados Unidos e Chile.
No femino, o Brasil conquistou a segunda colocação, atrás apenas da Argentina. Completam a lista México, Paraguai, Estados Unidos e Uruguai.
Expectativas
Perguntamos a Marcelo Gonçalves, diretor de menores de Cobrapa, sobre as expectativas do evento:
“As expectativas são as melhores possíveis. No Mundial do ano passado o Paraguai ganhou da Argentina, se tornando o Campeão Mundial, portanto eles vêm muito fortes. No masculino a gente sabe que temos estas duas seleções a serem batidas. No feminino, chegamos à final no Mundial do ano passado, com reais chances de ganhar da Argentina e ser campeãs, então a expectativa é ainda maior com as meninas. Vamos ver como as coisas vão se desenvolver, mas toda a equipe está focada, agora vamos com tudo pra cima deles.”
Open
Além das disputas por nações, um torneio paralelo Open é disputado. As duplas fazem sua inscrição conforme a categoria de sua idade: Sub-12, 14, 16 e Sub-20. Cada país pode trazer mais duas duplas além do convocados para a disputa de nações para participar do Open. O Brasil como país sede pode levar mais 4 duplas. O formato da disputa é por duplas, não por nações, e o resultado das partidas não influencia no resultado das disputas por nações. São eventos paralelos e distindos.
DA REDAÇÃO.
