Sendo um esporte a dois, o padel pode causar certos desentendimentos que levam a discussões dentro da própria dupla. Algo muito útil para passar o mínimo possível por essas situações é ter clareza sobre quais são suas funções, dependendo do lado em que você é mais eficaz. Se você é um jogador de revés, preste atenção a estas instruções.
Uma das primeiras coisas que temos que decidir na hora de começar no padel é o lado em que podemos tirar o máximo proveito do nosso jogo. Aqui você tem que levar em conta muitos fatores e, inclusive, com o passar do tempo estes podem mudar e fazer com que nos adaptemos melhor ao lado oposto.
As funções do jogador de revés no padel
Em geral, o jogador que se localiza do lado esquerdo é aquele que costuma percorrer maior quantidade de quadra, exceto nos casos em que joga com um jogador canhoto . Nessas duplas, ambos entrarão no centro com muita frequência, especialmente para finalizar ou fazer um lob.
Tendo isto em conta e a não ser que ocorra esta última circunstância, quem jogar no revés será quem sentirá maior responsabilidade para finalizar o ponto e dar um toque de mais agressividade ao jogo .
Embora não deva ser assim, já que é um esporte para duplas e ambos teriam que sentir esse peso igualmente, é muito comum que isso aconteça. Por isso, é importante se armar de paciência, otimismo e, principalmente, boa atitude .
Não tenha medo de arriscar
Partindo dessa responsabilidade compartilhada, é fundamental ter uma grande capacidade de decisão . Às vezes isso nos obriga a correr riscos para ganhar o ponto, principalmente quando enfrentamos uma dupla com boas habilidades defensivas.
Mas não se engane, arriscar não te dá o direito de errar bolas desnecessárias . Afinal, quem ganha é a dupla que comete o menor percentual de erros.
Aposte em uma raquete ofensiva
Uma das crenças mais difundidas no mundo do padel é que, em linhas gerais, o jogador de drive costuma ser mais contido e, portanto, é quem trabalha o ponto para que seu parceiro finalize.
Embora nem sempre tenha que ser assim, a verdade é que acontece com muita frequência. É uma circunstância que exige do jogador de revés um jogo mais ofensivo e mais decisivo na hora de executar os golpes. Mesmo que seja você quem termina os pontos, não se esqueça de ser humilde com seu parceiro.
Quais recursos podem ajudá-lo se você for um jogador de revés?
O aspecto físico não é necessariamente decisivo na hora de escolher o lado em que vai jogar, assim como não te torna melhor ou pior jogador. No entanto, a realidade é que existem certos recursos que podem ser de grande ajuda.
A altura do jogador de revés no padel
Com certeza você já viu muitas duplas em que o jogador de drive é mais alto que o de revés e, mesmo assim, parecia impossível vencer o jogo contra eles. Como dissemos, isso não é algo decisivo, mas devemos levá-lo em consideração.
Uma boa condição física
Justamente porque o jogador de revés é aquele que costuma cobrir mais espaço na quadra, é muito importante que ele tenha uma boa condição física , embora também seja algo que o jogador de drive deve trabalhar.
Isso será de grande ajuda para a dupla. Terá uma melhor defesa e um ataque mais rápido , alcançará bolas que antes consideravas impossíveis e não entrará tarde em muitas jogadas, o que te permitirá reduzir o volume de erros .
Força psicológica
Por último, e talvez o mais importante, como quase tudo na vida, é a mente, não é um aspecto que se limita exclusivamente ao jogador de revés, embora ao ser mais agressivo, correrá mais riscos e se exporá a cometer mais erros. Então você precisa manter o foco.
Poderíamos garantir que a força psicológica é o que faz a diferença durante uma partida. Não importa se você perde três pontos consecutivos ou se perde uma bola que não foi tocada. Se você conseguir manter a concentração o tempo todo, além do otimismo e da perseverança , terá muito a ganhar em relação aos seus rivais.
CONTEÚDO ORIGINAL: PADEL ADDICT