Vamos falar de cor hoje em nosso artigo, na tentativa de melhorar a tomada de decisões na quadra.
Qual é o erro mais comum cometido na quadra? O tipo de raquete? A escolha errada do golpe, a tomada de decisão errada? Existem várias maneiras de progredir para evitar o erro tático. Oferecemos-lhe um com base nas diferentes zonas: vermelha, laranja e verde .
No fundo da pista
É realmente na parte de trás da pista que cometemos mais erros táticos. Já aconteceu de você, durante uma bola difícil, tentar o ponto da vitória, e em bolas simples, fazer os adversários jogarem? Talvez seja porque é difícil escolher uma jogada em cada caso.
A zona vermelha
Como já deve ter percebido, esta zona corresponde a bolas difíceis ou mesmo muito difíceis de trocar. VoCê pode a si mesmo que se você errar, não importa, porque o golpe foi muito bem executado por seus oponentes. Apenas tente passar a bola a todo custo lutando como um leão.
Onde fica essa zona vermelha? Tomando como referência o comprimento de sua raquete, a zona vermelha seria o comprimento da raquete ao longo da parede, e em altura o tamanho da raquete a partir do solo. Portanto, todas as bolas baixas e muito próximas dos limites do campo: vermelhas.
A zona laranja
Desta vez, você não tem mais espaço para erros. A zona laranja não é uma zona de ataque nem uma zona de defesa extrema. É a partir desta zona que terá de jogar a grande maioria das bolas na defesa. O objetivo aqui é trabalhar os adversários com bolas altas, bolas abaixo do nível da rede, para obrigá-los ao voleio, mas sem correr grandes riscos. Você espera o momento oportuno para atacar.
Essa zona laranja pode ser delimitada pelo comprimento do seu braço entre a janela lateral, a janela inferior e do chão, e abaixo do nível da faixa, a zona laranja merece mesmo ser compreendida, trabalhada, para evitar erros. Se você estiver calmo na zona laranja, será difícil levar um ponto.
A zona verde
Mais vantagem pra você. A área verde representa todas as outras áreas. Longe das paredes laterais e traseiras, acima do nível da cintura, aqui você pode se dar ao luxo de atacar. Você esteve contido até agora, mas com a zona verde você pode se soltar e tentar alguns chutes de contra-ataque. Portanto, esta área é o resultado de um trabalho anterior bem feito. Se você cometer um erro de vez em quando não terá grandes consequências. Por outro lado, se a cada bola na zona verde você perceber falhas por arriscar demais, terá que revisar sua técnica e apaziguar seu ardor sob pena de sofrer a ira de seu parceiro.
E na rede?
Na rede é um pouco a mesma coisa. Usaremos apenas zonas de cores para extremidades para evitar confusão. As bolas consideradas verdes são aquelas que você pode jogar com facilidade, acima do nível da rede e perto o suficiente de você para que você não precise se esticar.
As bolas laranja devem permitir que você mantenha os adversários na parte inferior da pista, tirando-os de sua zona de conforto. Estamos falando de bolas próximas ou no corpo, aquelas que serão negociadas no nível da rede ou um pouco abaixo dela, e aquelas que exigirão que você se desloque levemente para os lados, em um raio de cerca de 2 metros ao seu redor.
Por fim, falaremos sobre a zona vermelha dessas bolas, o que será muito complicado para você. Em geral são as bolas muito baixas, as bolas longe de você e as que chegam com muita força no seu corpo. Aqui não procure brilhar. Apenas tente passar a rede e volte rapidamente. O trabalho está feito, não cometeu nenhum erro, é agora com a próxima bola que terá de lutar para repor a ordem e colocar a sua equipa no bom caminho.
Os sistemas de zonas são uma forma, entre outras, de permitir que você gerencie melhor as diferentes bolas taticamente na defesa, mas também no ataque. Saber reconhecer a dificuldade de uma determinada bola e jogá-la de forma adequada ajudará você a progredir e se adaptar a todos os tipos de jogadores.
CONTEÚDO ORIGINAL: PADEL MAGAZINE