Sobre a importância da inserção do padel no ambiente acadêmico ninguém discute. Uma das grandes conquistas neste sentido foi o recente aumento da carga horária da disciplina de Esportes de Raquete no curso de Educação Física e principalmente a inserção desta modalidade como parte do conteúdo destas aulas.
Mas quando entre um jogo e outro em nosso clube de rotina, vemos uma turma inteira de jovens universitários vivenciando o jogo, se divertindo, descobrindo novas possibilidades e sobre tudo, sendo muito bem orientados neste processo, é que entendemos de fato o momento que estamos vivendo no esporte. Digo isso porque na última semana, em uma quadra ao lado minha, estava uma conhecida atleta falando para um público diferente que parecia muito interessado em suas instruções.
Elaine Farina é uma atleta que com frequência tem seu nome citado aqui no Super Padel. Seja por um título de Campeã Catarinense de Padel, seja por sua convocação para a seleção brasileira, ou outros tantas conquistas que viram notícia frequentemente. Mas para além de atleta, Elaine é professora universitária, e uma das disciplinas que ministra é a de Esportes de Raquete do curso de Educação Física da Universidade do Vale do Itajaí, Univali, no campus Itajaí – SC

Em uma parceria com o clube Delta Padel, os calouros do curso de Educação Física da Univali têm a oportunidade de vivenciar na prática o padel, e o mais importante, sob a orientação quem entende do assunto.
Conversamos com Elaine Farina, professora da Univali e atleta patrocinada pela Siux Curitiba, para saber um pouco mais do que é proposto nestes encontros.
Como o padel passou a fazer parte do ambiente universitário?
“Estes novos esportes de raquete entraram no currículo da graduação em Educação Física pela grande demanda e aumento das modalidades, como beach tênis, tênis de mesa, e o próprio padel. Eu venho já há pelo menos dois anos, uma vez por semestre realizando estas atividades. O Delta Padel, nesta parceria com a Univali, nos cede um espaço para que os alunos de graduação em Educação Física possam ter vivências da modalidade de padel. Fazemos isso também lá no Centro de Treinamento de Tênis de Itajaí, por exemplo. Então, cada modalidade de raquete a gente vivencia um espaço específico do esporte.”
Os alunos já conheciam o esporte?
“O engraçado, o mais interessante que mesmo com essa grande divulgação, o crescimento do padel nesses dois anos, pra, cada turma tem um, no máximo dois que conhecem o padel. A última vez eu tive uma turma de 70 alunos, e apenas um conhecia o esporte. Essa última turma tem 30 alunos, apenas uma conhecia. Um ou outro diz que ouviu falar, mas vivenciar mesmo, nunca vivenciou.”


Quais os objetivos de atividades como esta?
“Esse é o modo de incluirmos os profissionais da área de educação física em mais um campo de trabalho, que é o de esportes de raquetes, que vem crescendo muito dentro dessa lógica. Estamos oportunizando as experiências práticas nestes ambientes específicos. A iniciativa desta parceria entre o Delta Padel e a Universidade é de extrema importância, e fazemos isso com acadêmicos calouros, que estão no primeiro período, para que possam então vivenciar os esportes como o padel, em especial para que possam se interessar e possivelmente se especializar na área, porque existem muitas oportunidades de trabalho nesta área em crescimento.”

Pâmela Rodrigues, uma das estudantes que participou da atividade comentou:
“Foi incrível aprender como jogar e como realizar na prática os movimentos que aprendemos na sala de aula, como por exemplo backhand, forehand, saída de parede entre outros. Foi uma aula que nos deixou com muita vontade de começar a praticar esse esporte, pois ele é muito Interessante e diferente, nos deixou curiosos e com vontade de saber ainda mais sobre.”
Wesley Dauer, outro acadêmico que também visitou o Delta Padel durante as atividades comentou:
“Essa aula me surpreendeu positivamente, pois tive o privilégio de vivenciar a prática de um esporte tão pouco conhecido. Estou me organizando para começar a praticar o padel no meu momento de lazer, pois ele proporciona melhora na coordenação motora, agilidade, raciocínio, flexibilidade e fortalecimento muscular.”
Maycon Henschel, da redação.
