Após a Espanha ter vencido as duas primeiras edições tanto no masculino quanto no feminino, em Málaga (2018) e Las Vegas (2022), em La Nucía (Alicante) a Argentina conquistou pela primeira vez o título do Campeonato Mundial de Padel Sênior da FIP. Se os espanhóis confirmaram seu trono no torneio feminino, no masculino, a Argentina reescreveu a história. Na quebra de Cristian Gutierrez que deu o ponto decisivo à Albiceleste, todos os membros da equipe correram para a quadra para celebrar Gutierrez e Agustin Gomez Silingo, os protagonistas da partida venceram por 6/3 6/7 7/6 sobre os espanhóis Enric Sanmartí e José Javier Limones. A Argentina venceu a disputa masculina de seleções por 3-2 no placar geral.

Apesar de a Espanha ter sido derrotada na final masculina, ainda assim pôde comemorar o título feminino pela manhã. A França, protagonista de um grande torneio de qualquer maneira, teve que se curvar aos espanhóis, que venceram todas as cinco partidas sem perder um set. Em quadra, entre outros, estava Iciar Montes (+45), muitas vezes campeã mundial em equipes e duplas durante sua grande carreira. No feminino, a Argentina foi sorteada no mesmo grupo da Espanha na fase inicial do torneio, ficando em segundo do grupo, por isso não apareceu entre as finalistas como de costume.
Seleções Brasileiras de Seniores

As seleções do Brasil tiveram caminhos parecidos neste Mundial Sênior. Tanto a masculina quanto a feminina ficaram em segundo lugar de seus grupos na fase de grupos. Com esta colocação, a masculina foi para a disputa de 9º a 11º e a feminina foi para a disputa de 8º a 14º lugar.
Após avançar com vitórias sobre Dinamarca (4-1) e Bélgica (3-2), a seleção masculina ficou com a 10º colocação ao perder para os Estados Unidos por 3 a 2.. Já a seleção feminina superou Portugal nas quartas (4-1), perdeu para a Argentina na semifinal (0-5) e venceu a Alemanha na disputa pelo 10º lugar (4-1).
Mundial Sênior por Duplas


Como de costume, em paralelo aos mundiais por Seleções há também as disputas por duplas. No Mundial Sênior por Duplas, muitos brasileiros entraram em quadra vestindo o verde e amarelo. Dos vários participantes, dois bons resultados merecem destaque.
Na categoria 55 anos feminina, Adriana Klafke e Daniela González conquistaram a 4ª colocação. Já na categoria 40 anos masculina, Marcos Daniel e JP Martins foram vice-campeões mundiais.
O próximo grande evento internacional de seleções organizado pela FIP será o Campeonato Mundial Profissional de Padel, que acontecerá a partir do dia 28 de outubro. A sede ainda não foi definida.
Da redação. Com informações da FIP.