Após a semana passada sem torneio e com descanso para alguns jogadores, especialmente para as quatro primeiras cabeças de chave, muitos jogadores aproveitaram para fazer diferentes atividades. Alguns puderam ser vistos no Líbano, realizando uma exibição, mas Franco Stupaczuk aproveitou para fazer uma transmissão ao vivo em seu canal de Twitch.
Nessa transmissão, ele aparecia em um tom descontraído, relaxado e muito próximo de seus seguidores. Em um determinado momento, enquanto interagia com o chat, foi perguntado sobre quais mudanças ele faria para melhorar o padel. Há alguns meses, Sanyo respondeu a essa pergunta comentando que ele sugeriria aumentar a grade lateral de 3 para 4 metros, com o objetivo de dar mais continuidade ao jogo. No caso de Stupa, ele comentou que sugeriria voltar a implementar o ponto de ouro e um super tie-break no terceiro set nos jogos da categoria feminina.
Essas palavras repercutiram em toda a comunidade do padel. Franco Stupaczuk, para tornar o jogo mais dinâmico e encurtar a duração das partidas, adotaria esse tie-break até onze pontos. O debate está lançado.
Ponto de ouro: o que os jogadores preferem?
O ponto de ouro foi implementado pela primeira vez no Cervezas Victoria Marbella Master 2020. O World Padel Tour tomou essa medida para encurtar a duração dos encontros e assim tornar o espetáculo mais agradável. No início, causou um grande alvoroço, mas aos poucos, tanto o público quanto os jogadores, se acostumaram com isso.
Vendo em retrospectiva, a verdade é que o ponto de ouro foi uma grande decisão por parte do World Padel Tour. Após pouco mais de três anos, quando todos já estávamos acostumados a ele, o Premier Padel não deu continuidade e o encerrou. Na verdade, o circuito regulado pela Federação Internacional de Padel nunca chegou a implementá-lo, nem em 2022 nem em 2023.
Essa nova decisão, supostamente, foi tomada de forma conjunta com os jogadores. Eles votaram para retornar ao sistema tradicional de iguais e vantagem. Mas neste horizonte emergiu um dos melhores jogadores do mundo alegando que ele sim voltaria ao ponto de ouro.
Super tie-break no terceiro set nos jogos femininos
O que realmente teve muita repercussão nas redes sociais foi essa medida proposta por Franco Stupaczuk. É possível perceber que a comunidade aceitou mais ou menos de maneira geral o retorno do ponto de ouro, mas essa variação na categoria feminina dividiu a torcida. Também Horacio Álvarez Clementi se posicionou da seguinte forma:
Talvez essa proposta seja mais fruto do momento de descontração ou de algo mais banal ou pouco premeditado. Seja como for, o debate está lançado, e até o próprio jogador teve que se pronunciar em sua conta no X para que suas palavras não fossem mal interpretadas de forma alguma:
Todos temos o direito de nos expressar e dar nossa opinião. O padel está em um momento de máximo crescimento e evolução, todas as ideias são bem-vindas. O que vocês preferem? Deveríamos voltar ao ponto de ouro? Colocar um super tie-break no terceiro set nos jogos femininos? Que outras medidas, na sua opinião, vocês sugeririam para melhorar o espetáculo?
Fonte: Padel Addict