Argentina alcançou uma virada histórica no Campeonato Mundial de Padel, conquistando o título masculino com a vitória decisiva dos jovens Tino Libaak e Leo Augsburger. No Khalifa Tennis & Squash Complex, em Doha, a equipe masculina argentina venceu seu 12º título, mantendo a coroa masculina no mundial, assim como em 2022.
A final começou com domínio espanhol: Arturo Coello, número 1 do ranking FIP, e Coki Nieto derrotaram Franco Stupaczuk e Martin Di Nenno com um placar de 6-1 e 6-2, em apenas 53 minutos. Em seguida, o confronto aguardado por fãs de padel, com o retorno (#ElRegreso) de Juan Lebron e Ale Galan, que se separaram em março, mas decidiram unir forças novamente para o torneio. Do outro lado, Agustin Tapia e Fede Chingotto, que garantiram uma vitória para a Argentina ao vencerem por 7-6, 3-6 e 6-2 em um jogo de mais de duas horas.
A decisão ficou para o terceiro e último jogo, com Libaak e Augsburger enfrentando Paquito Navarro e Mike Yanguas. Após a vitória de 6-3 dos espanhóis no primeiro set, os jovens argentinos reagiram, vencendo o segundo set por 7-5 graças a um ponto decisivo em uma recuperação de Libaak. No terceiro set, a dupla argentina superou a pressão e, apesar de um problema físico de Augsburger, dominaram o tiebreak e fecharam a partida, garantindo o título para Argentina.
“Foi uma semana incrível, estamos sem palavras”, declarou Libaak. Augsburger acrescentou: “Jogamos como uma verdadeira equipe, com muita motivação”.
Da redação, com informações da FIP.