A Federação Internacional de Pádel (FIP) anunciou há poucas horas uma parceria inédita com a International Testing Agency (ITA) para a gestão completa e independente de seu programa antidoping. A medida é considerada um avanço importante para o esporte, que busca fortalecer sua estrutura profissional e reforçar os princípios de integridade, saúde dos atletas e fair play no cenário internacional.
Com o acordo, a ITA assumirá todas as responsabilidades do programa antidoping da FIP, garantindo sua execução em conformidade com o Código Mundial Antidoping da WADA. Isso inclui a implementação de um plano robusto de testagens em competição e fora dela, baseado em uma análise de risco específica para o pádel e voltado para atletas de nível internacional — tanto no circuito Premier Padel quanto no CUPRA FIP Tour.
Além da testagem tradicional, a ITA ficará responsável pelo gerenciamento do Passaporte Biológico de Atletas (ABP), ferramenta usada para monitorar alterações fisiológicas ao longo do tempo e detectar possíveis práticas dopantes. Também caberá à agência a gestão das Isenções de Uso Terapêutico (TUEs), com análises feitas por um comitê médico independente para garantir que atletas com condições clínicas possam receber tratamento adequado, sem comprometer as regras do antidoping.
Outro ponto importante do acordo é a integração de inteligência e investigações ao programa, utilizando informações não analíticas para tornar as ações mais direcionadas e eficazes.
Educação e prevenção
A colaboração entre FIP e ITA prevê ainda uma estratégia de educação antidoping de quatro anos, com ações formativas presenciais e online, voltadas para atletas, comissões técnicas e agentes do meio esportivo. As atividades devem ocorrer em etapas do Premier Padel e em grandes competições, além de oferecer suporte contínuo e ferramentas de monitoramento para avaliar os resultados a longo prazo.
Segundo Luigi Carraro, presidente da FIP, o projeto vai além do cumprimento de normas:
“A saúde dos atletas, a integridade das competições da FIP e a mensagem de justiça que passamos para as novas gerações são os pilares da nossa missão diária”.
Carraro também destacou que a parceria se alinha aos princípios da Carta Olímpica e reforça o compromisso da FIP com a expansão global e a ambição olímpica do pádel:
“Este é um passo decisivo para o futuro do esporte, oferecendo garantias sólidas para o seu crescimento”.
ITA celebra o compromisso da FIP com o jogo limpo
O diretor-geral da ITA, Benjamin Cohen, elogiou a iniciativa da FIP e o momento em que ela acontece:
“O pádel está crescendo em ritmo acelerado, e a FIP demonstra liderança ao colocar o esporte limpo e a saúde dos atletas no centro do seu desenvolvimento”.
A partir desta parceria, a FIP e a ITA estabelecem as bases para um futuro mais seguro, transparente e justo no pádel profissional, contribuindo diretamente com os planos de internacionalização da modalidade e seu projeto de entrada no movimento olímpico.
Maycon Henschel, com informações da FIP.