O Premier Padel retorna a um de seus palcos mais icônicos, o Movistar Arena, em Madrid, para a sua edição 2025, prometendo uma semana de pádel de alto nível. De 2 a 7 de setembro de 2025, o Comunidad de Madrid Premier Padel P1 será o 53º torneio na história do circuito e o quinto a ser realizado em solo espanhol este ano, com uma premiação total de €474.500.00.
As Duplas do Momento e a Luta Pela Liderança
No circuito masculino, os atuais campeões e líderes do ranking, Arturo Coello e Agustín Tapia, chegam a Madrid como a dupla a ser batida. Com sete títulos de Premier Padel conquistados em solo espanhol e apenas uma final perdida (nas Finals de 2024), Coello e Tapia buscam consolidar ainda mais sua hegemonia. Eles já superaram Fernando Belasteguín e Pablo Lima, tornando-se a segunda dupla masculina mais vitoriosa da história do pádel, com 37 títulos, atrás apenas de Belasteguín e Juan Martín Díaz.
Logo atrás, Federico Chingotto e Alejandro Galán, a dupla número 2 do mundo, estão a pouco mais de 1.000 pontos de Coello e Tapia na FIP Race. Após perder as três últimas finais para os líderes, Madrid e o próximo torneio em Paris serão cruciais para manterem viva a esperança de alcançar a primeira posição. Um possível reencontro de Galán com seu ex-parceiro Juan Lebrón em uma hipotética semifinal pode ser um dos confrontos mais intensos do torneio.
Movimentações no Ranking e Novas Parcerias
O período entre torneios viu algumas movimentações interessantes no ranking, impulsionadas pelos resultados do CUPRA FIP Tour. Jogadores como Alonso Rodríguez e Facundo López se destacaram, ganhando 16 posições cada no ranking desde Tarragona. Além disso, Madrid será palco da estreia de novas parcerias no circuito feminino, como Jimena Velasco com Raquel Eugenio, Noa Cánovas com Laia Rodríguez, Nuria Rodríguez com Lucía Martínez, e Carolina Orsi com Martina Fassio, prometendo frescor e novas dinâmicas aos confrontos.
No masculino, o retorno de Lucho Capra após seis meses de lesão, formando dupla com o jovem espanhol Aimar Goñi, que teve um ascensão meteórica no ranking, é um dos destaques. Eles enfrentarão um quadro desafiador, com um possível cruzamento contra Álex Chozas e Tolito Aguirre.
A Batalha Feminina: Triay/Brea e a Busca pelo Nº1
No quadro feminino, Gemma Triay e Delfina Brea chegam a Madrid como a nova dupla número 1 do mundo, posição que defenderão até Paris. A manutenção do topo dependerá de seu desempenho, necessitando avançar uma rodada a mais que Sánchez e Josemaría, ou conquistar o título caso as duplas se encontrem na final. Seu caminho parece promissor, com o maior desafio antes da final previsto contra Sofia Araújo e Andrea Ustero.
Já Ariana Sánchez e Paula Josemaría têm a chance de se posicionar como a dupla virtual nº1 do mundo para o torneio de Paris, onde competiriam como segundas cabeças de chave. Para isso, precisarão igualar o resultado de Triay e Brea em Madrid. Por sua vez, Bea González e Claudia Fernández, a dupla número 3, vêm com grande impulso após conquistar o título em Málaga e levar as líderes ao limite em Tarragona, buscando manter o alto nível. Jessica Castelló, que alcançou as Finals no ano passado, busca reencontrar seu brilho e voltar às rodadas decisivas em Madrid.
Brasileiros em Destaque
O Brasil estará bem representado no quadro principal masculino. A dupla 5, formada pelo brasileiro Lucas Bergamini e pelo espanhol Paquito Navarro, é uma das candidatas a avançar longe no torneio. A dupla do brasileiro fica de bye nos 32 avos. Nos 16 avos enfrenta os vencedores de Francisco Cabeza e Teo Zapata vs Jose Gimenez e Facu Dominguez.
Além deles, a dupla 19 contará com o brasileiro Lucas Campagnolo e seu parceiro espanhol David Gala, quem vêm em uma crescente de desempenho e busca surpreender duplas favoritas. Eles enfrentam Pol Hernandez e Guillermo Collado nos 32 avos. Se avançarem enfrentam Coello e Tapia já nos 16 avos.
Infelizmente, neste P1 de Madrid, nenhuma jogadora brasileira está inscrita no quadro feminino.
Como assistir à transmissão ao vivo do Premier Padel Madrid P1
As partidas do Premier Padel Madrid P1 podem ser acompanhadas ao vivo no canal do Premier Padel no YouTube, que transmite alguns jogos de quadras selecionadas. As partidas da Quadra Central e da Quadra Secundária terão transmissão pela plataforma Disney+. A partir das quartas de final, além do Disney+, as semifinais e finais também serão transmitidas gratuitamente pela Red Bull TV, tanto pelo site quanto pelo aplicativo.
Maycon Henschel, da redação.
