Os Jaguars, equipe liderada pela brasileira Neki Berwig, foram os grandes campeões da primeira edição da World Padel League. O time formado por Momo González, Ale Salazar, Franco Stupaczuk, Gemma Triay, Sanyo Gutiérrez, Carolina Navarro, Ibrahim Alabdulla e com Neki Berwig como técnica, venceu na final o time dos Panthers, formado por Aranza Osoro, Álex Ruiz, Lucía Sainz, Arturo Coello, Bea González, Javi Garrido, Fares Aljanahi, e comandado por Marcela Ferrari.
A final
Na grande final, os Jaguars venceram três das quatro partidas do dia. Na disputa de duplas mistas, Sanyo e Carolina (Jaguars) venceram Bea e Álex (Panthers) por 6×3. Nas duplas especiais, que contava sempre com um atleta local, Stupa e Abdullah (Jaguars) venceram Fares e Álex (Panthers) por 6×4. Na disputa feminina veio a única vitória do Panthers, Lucía e Osoro (Panthers) venceram Triay e Salazar (Jaguars) por 6×3. Na decisiva final masculina, Momo e Sanyo (Jaguars) confirmaram o título ao vencer Coello e Garrido (Panthers) por 6×4.
Na soma de pontos da final, o placar ficou 21 a 17 para o Jaguars, que sagrou-se o grande campeão da histórica primeira edição da PPL.
Neki Berwig
A equipe do Jaguars, campeã da WPL, teve com técnica a brasileira Neki Berwig. A ex-atleta e hoje técnica da seleção brasileira feminina de padel, é considerada a melhor jogadora de padel da história do Brasil.
Segundo o perfil Padel RG, “apesar de ter conhecido o esporte aos 27 anos, foi a única jogadora não argentina ou espanhola a conquistar o campeonato mundial por duplas. Em 2002, atingiu o topo do ranking. Mesmo distante do circuito profissional nos anos de 2003 e 2004, ao retornar, em 2005, recuperou seu posto. Invicta por mais de 170 jogos, permaneceu na liderança do ranking até sua aposentadoria, em 2008.”
A competição
Utilizando um novo formato de competição de padel por equipes, a WPL teve disputas durante quatro dias e reuniu os melhores jogadores de padel do mundo, num conceito que além do esporte, contou com shows de artistas internacionais. O evento realizado na Coca-Cola Arena em Dubai contou com quatro equipes: Cheetahs, Jaguars, Panthers e Tigers.
A primeira edição da Liga Mundial de Padel foi composta por duas rodadas diferentes: uma rodada ou fase inicial de grupos e uma eliminatória subsequente para definir a equipe vencedora.
Cada dia foi composto por quatro partidas – mistas, especial, femininas e masculinas – em um todos contra todos onde os pontos (games) obtidos por cada equipe serão somados para definir uma classificação. Após a fase de grupos, dois times serão classificados para a grande final, da qual sairá a primeira equipe campeã da WPL.
Assista à final completa abaixo:
Da redação