Esta foi a última etapa 2023! Ao todo, 422 duplas se inscreveram para participar da 4ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Padel. O torneio foi realizado na cidade de Santa Maria – RS no dias 15, 16 e 17 de setembro, nas quadras de quatro grandes clubes da cidade: Cesla, Star, Dores e Squadra.
Mesmo com o apoio dos clubes, o encerramento antecipado das inscrições foi necessário, devido ao limite suportado, mostrando que cada vez maiores serão as etapas do Campeonato Brasileiro. O diretor Marcelo Gonçalves falou sobre o assunto ao Super Padel.
“É importante destacar a demanda crescente que estamos tendo. Um grande número de duplas ficou na lista de espera, resultado do encerramento com antecedência das inscrições pela limitação de infraestrutura. Mesmo com os clubes cheios, o nível organizacional na questão de horários também merece destaque. O Brasileiro quase não tem mais atrasos, quando tem por um motivou ou outro são muito pequenos. Vale ainda destacar nosso otimismo com as categorias de menores. Só na Sub12 masculina, foram 15 duplas inscritas, 5 chaves, mostrando como o padel vem crescendo sobretudo nas categorias mais iniciais, o que nos dá bastante esperança sobre o futuro do padel brasileiro.”
Marcelo Gonçalves, diretoria de menores da Cobrapa.
Ao todo, foram disponibilizadas 38 categorias:
- Categorias profissionais masculina (FIP Rise) e 1ª Categoria feminina;
- Categorias amadoras 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª, masculinas e femininas;
- Categorias sênior masculinas 35A, 35B, 35C, 35D, 45A, 45B, 45C e 55B;
- Categorias sênior femininas 30A, 30B, 30C, 40A, 40B e 50A;
- Categorias de menores Sub10, Sub12, Sub14, Sub16 e Sub18, masculinas e femininas.
Final da 1ª Categoria Feminina
A final da categoria feminina colocou frente a frente quatro nomes conhecidos do padel nacional. A partida ficou marca por um primeiro set fulminante de Fernanda Abarzúa e Gabriela Barreto que conseguiram fechar o primeiro set em 6-0 em apenas 20 minutos de jogo.
O segundo set parecia ter o mesmo caminho, uma vez que Fernanda e Gabriela mantiveram a boa apresentação e colocaram 4-1 no placar. Foi aí que a reação de Cristina Cirne Lima e Alessandra Barros começou. Elas não só empataram a partida como levaram o segundo set para o tie break que caiu para o seu lado, forçando a disputa do set desempate.
No terceiro set, foram Cristina e Alessandra que começaram com tudo. Após abrir 3-0 no placar, e posteriormente 4-1, administraram a vantagem para consolidar uma virada incrível e fechar em 6-3.
Cristina Cirne Lima e Alessandra Barros ficaram com o título após superar Fernanda Abarzúa e Gabriela Barreto pelo placar de 0-6 / 7-6 / 6-3.
“Foi coração total. A gente tinha que mudar o jogo, a gente queria muito. A gente já tinha feito 5 finais com elas e tinha ganhado 3, mas elas tinha ganhado as mais importantes. A gente treinou muito pra isso e a gente sabe que tinha muita gente torcendo pra nós e a gente não queria decepcionar…”
Cris Cirne Lima durante a transmissão ao final da partida
“A Cris me colocou no jogo. Eu estava totalmente fora do jogo e a Cris conseguiu me puxar, e eu acreditei. Sempre é uma batalha contra as gurias. Eu quero agradecer a todo mundo que torceu, minha mãe deve ter enfartado em casa. mas é só agradecer. A gente treina o ano inteiro, agora é s;o agradecer a este momento.”
Alessandra Barros durante a transmissão ao final da partida
Fip Rise Squadra
Em paralelo ao Campeonato Brasileiro, foi realizado também o Fip Rise Squadra. O evento reuniu a elite do esporte brasileiro e atletas de outros países que costumeiramente vêm ao Brasil disputar estes eventos. O título ficou com Nico Egea e Gonzalo Frete, que venceram a final contra Lucas Cunha e Matheus Simonato por 6-7/6-3/6-2.
Confira quem foram os finalistas e as finalistas de cada categoria do Campeonato Brasileiro:
Categorias Femininas
Categorias Masculinas
Categorias Sêniors
Categorias de Menores
Maycon Henschel, da redação.