Um projeto inspirador foi colocado em prática na última sexta (06) na cidade de Joaçaba em Santa Catarina. A ideia de ensinar padel a alunos da APAE partiu do Professor Marlon Igor, mais conhecido como Professor Marlão. O educador físico, que já atua em outros projetos sociais na cidade, conversou com o Super Padel, e deu detalhes sobre as atividades do grupo.
“Eu jogo tênis de mesa desde os meus 13 anos. Me mudei para Joaçaba para ensinar tênis de mesa em projetos sociais. Foi um dos meus alunos de tênis de mesa que me apresentou o padel. Gostei e fui me aprofundando. Já sou professor de padel há 3 anos.”
Mesmo com outro projeto social já em andamento, o professor decidiu viabilizar também as aulas de padel para os alunos da APAE.
“A ideia do projeto é dar a oportunidade para eles de conhecer um esporte diferente, trabalhar habilidade motora, psicomotora, social e principalmente a integração, porque muitas vezes eles são deixados de lado porque possuem limitações, mas quem aqui não possui nenhuma limitação?”
Para fazer tudo sair do papel, Marlão conversou primeiramente com os proprietários do clube Padel Joaçaba, que imediatamente toparam ceder o espaço e os materiais. Depois conseguiu a aprovação da instituição, e por fim, contou com o apoio de uma empresa parceira, a Scherer Auto Peças.
“Eles foram a atração do dia. Todas as quadras em volta pararam seus jogos e vieram assistir, interagir e perguntar sobre o projeto”
Cada aula conta com um número limitado a 6 alunos, escolha feita para que haja um bom aproveitamento do espaço e dos ensinamentos do professor Marlão. Inicialmente o projeto deve atender somente alunos da APAE de Joaçaba, com duração prevista para até dezembro, mas o professor ressalta que a ideia é expandir o projeto, e quem sabe levar o esporte para a rede de ensino público da cidade.
Segundo Marlão, outros projetos semelhantes envolvendo o padel já tiveram início em localidades diferentes, mas nenhum conseguiu se manter ativo, por isso ele acredita que o seu projeto seja o único no Brasil.
DA REDAÇÃO