Se você é iniciante no padel, talvez ainda não tenha ouvido falar, mas é muito comum que você tenha que aprender a diferença entre o saque à australiana ou o saque clássico. Neste artigo, vamos contar em detalhes como eles são feitos.
Diferenças entre os saques
O saque à australiana
É, sem dúvida, a tática de saque mais utilizada entre jogadores intermediários e avançados. Através deste serviço cada jogador terá o cuidado de defender a sua dupla. Digamos que cada jogador se especialize em sua posição. Essa tática é comum para jogadores que só jogam na direita, ou na esquerda, mas nunca em ambos.
O principal inconveniente com o saque à australiana é que quando você tem que sacar você terá que subir para a rede rapidamente porque a distância a percorrer é maior e em muitas ocasiões o rival irá devolver na paralela, conseguindo fazer uma boa jogada, ou fazendo com que você perca o ponto quando você chegar à bola tarde demais.
Além disso, se os dois membros da dupla estiverem fechados, ou seja, jogarem sempre do mesmo lado, não considerarão mudar para o saque clássico, pois haverá pontos em que terão que defender um lado que dominam.
O saque clássico
É a tática mais comum entre os jogadores iniciante. A maioria dos jogadores troca de lado com seu saque e tem que defender sua posição tanto no forehand quanto no backhand.
As principais vantagens de usar o saque convencional ou clássico são:
Cada jogador é obrigado a jogar nos dois lados da quadra, o que permite que eles aprendam mais sobre cada posição. Como pode-se imaginar, os jogadores “wild card” (aqueles que sabem jogar em ambos os lados) são altamente valorizados.
O jogador que sacar terá um caminho mais curto até a rede, portanto chegará mais cedo e o rival terá mais dificuldade em fazer uma devolução mais contundente.
Essa tática pode confundir seus rivais, já que nem sempre eles estarão jogando “cross-play” com o mesmo jogador, o que dificultará a adaptação deles ao jogo.
A principal desvantagem será que os jogadores que jogam o saque clássico terão que ter um nível de jogo muito alto em cada posição.
Então, que tipo de saque utilizar?
Se o seu nível é iniciante, aconselhamos que comece com o saque clássico. Mesmo que você não esteja acostumado a jogar nos dois lados, é bom nesses níveis que você o faça, pois você está aprendendo e pode decidir com qual lado se sente mais confortável.
Se você já tem nível médio ou avançado, o mais recomendado e lógico é que você use o saque à australiana. Se ambos os jogadores tiverem a capacidade de jogar em ambos os lados da quadra, você pode usar o saque clássico em outras ocasiões, como quando estiver com muita dificuldade para fazer seus saques avançarem.
Jogadores que não usam à australiana
O saque à australiana é o mais difundido entre as melhores duplas do mundo, embora seja verdade que há duplas que não a utilizam em algum momento da partida.
Quando Sanyo Gutiérrez e Paquito Navarro jogavam, costumavam usar o saque clássico de vez em quando. Até Cristian Gutiérrez e Matías Díaz também o usaram no passado, quando eram uma dupla. Essas duplas, dependendo de como estava o jogo, podiam jogar com uma clássica troca de posição de saque (de forehand para backhand e vice-versa) com o objetivo de deslocar seus rivais e não se acostumar com seu jogo habitual.
Hugo Cases, através de seu canal no YouTube Aprenda Padel, explica o que é o saque à australiana:
Uma vez que já explicamos a você em que consiste o saque à australiana e o saque clássico, é sua decisão e do seu parceiro saber qual tática você vai realizar em sua próxima partida.
CONTEÚDO ORIGINAL: PADEL ADDICT