A partir desta segunda-feira, o Paris Major do Premier Padel será disputado com 525 mil euros (quase 3 milhões de reais) em prêmios.
Fúria. Estrondo. Explosão. Os qualificativos impostos antes de “pelo padel” variam, mas todos têm o mesmo objetivo. O esporte criado no México em 1969 explodiu no cenário internacional como nunca antes e continua marcando itens em seu caderno de objetivos: desta vez chegará à quadra Philippe-Chatrier em Roland Garros, onde acontece um dos quatro torneios de tênis mais populares e importantes para o circuito.
O Paris Major do Premier Padel será realizado entre 11 e 17 de julho: é o terceiro torneio nesta categoria – marcando um paralelo com o tênis, ocupa o posto de Grand Slam – do circuito regido pela Federação Internacional de Padel com o apoio da Qatar Sports.
Nas vozes dos próprios protagonistas, este evento ficará marcado por fogo na história como um dos mais importantes realizados até hoje. E não é para menos: ao fato de tocar no próprio palco do RG se soma um valor recorde em preço-dinheiro. Tal como aconteceu no Qatar Major (no Khalifa International Tennis em Doha) e no Italy Major (no Foro Italico em Roma), o torneio francês terá um prémio monetário de 525 mil euros.
A organização deste evento será gerida pela FFT (Federação Francesa de Tênis) e o evento será patrocinado pela Greenweez, empresa francesa líder na venda online de produtos biológicos e eco-responsáveis: no total irá configurar o campo central mais seis outros onde as instâncias iniciais e que servirão para a formação de cada uma das duplas.
Serão 56 duplas para o torneio, entre os quais serão incluídos os melhores do padel atual: os espanhóis Alejandro Galán e Juan Lebrón, número um no ranking da FIP, serão os que buscarão revalidar o título obtido em Roma. No entanto, a dança dos favoritos é ampla: Paquito Navarro e Martín Di Nenno (2º), Franco Stupaczuk e Pablo Lima (3º), Juan Tello e Federico Chingotto (4º), Fernando Belasteguín e Arturo Coello (5º), entre outros..
Foi Belasteguín que liderou o ranking por 16 temporadas consecutivas quem tomou o microfone nos dias que antecederam o Major de Paris:
É um lugar de sonho para todos nós, eu nunca quero ser acordado. venha para uma instalação que é um ícone mundial. Com os jogadores e o público faremos um torneio histórico.
Gilles Moreton, presidente da Federação Francesa de Tênis (FFT), Arnaud Di Pasquale, diretor do Major de Paris; e Luigi Carraro, presidente da Federação Internacional de Padel (FIP), foram os que participaram do lançamento oficial.
Hoje um sonho está se tornando realidade. Estar aqui para um esporte jovem como o nosso é realmente extraordinário. É um privilégio estar aqui. Garanto que, daqui a dois anos, a França será uma grande nação de padel
Carraro, um dos promotores do projeto para tornar o padel um esporte olímpico após Los Angeles 2028
As partidas das instâncias iniciais podem ser vistas através do canal do YouTube da Premier Padel, enquanto quem detém os direitos de televisão na Argentina é a ESPN: este canal se encarregará de dar uma tela uma vez que a fase de definição tenha entrado no Star +.
FONTE: OLE PADEL