Tudo pronto para a edição de 2024 do Campeonato Mundial Profissional de Padel da FIP. O sorteio dos grupos foi realizado há poucas horas no Complexo Internacional de Tênis e Squash Khalifa. A partir de amanhã, 16 equipes masculinas e 16 femininas começam a disputa da primeira fase, divididas em quatro grupos de quatro equipes cada.
No primeiro dia de competição, o primeiro colocado de cada grupo enfrenta o terceiro, e o segundo joga contra o quarto. As partidas seguem o formato melhor de três jogos, com cada jogo sendo disputado em melhor de três sets. As duas primeiras equipes de cada grupo se classificam para as posições de primeiro a oitavo lugar, enquanto as demais disputam entre o nono e o décimo sexto.
Grupos masculinos
No Grupo A, a Argentina, campeã atual, enfrenta Bélgica, Itália e Estados Unidos. O Grupo B traz a Espanha, que busca recuperar o título após o segundo lugar em 2022, competindo com Paraguai, México e Emirados Árabes. A França, que ficou em terceiro lugar há três anos, está no Grupo C com Chile, Uruguai e Qatar.
A Seleção Masculina do Brasil está no Grupo D, que tem Portugal como cabeça de chave, além de Países Baixos e Suécia.
Grupos Masculinos
- Grupo A: Argentina, Bélgica, Itália, EUA
- Grupo B: Espanha, Paraguai, México, Emirados Árabes
- Grupo C: França, Chile, Uruguai, Qatar
- Grupo D: Portugal, Brasil, Países Baixos, Suécia
Grupos Femininos
No feminino, o Brasil foi sorteado no mesmo grupo da Espanha, atual campeã mundial e europeia. Além da seleção espanhola, que lidera o Grupo A, fazem parte a Alemanha e o Chile.
A Argentina, vice-campeã em Dubai, é a cabeça de chave do Grupo B, acompanhada por Portugal, Estados Unidos e Egito. O Grupo C tem a Itália, buscando novo pódio, ao lado de Suécia, Uruguai e Japão. No Grupo D, quatro seleções europeias competem: Bélgica, França, Holanda e Dinamarca.
Grupos Femininos
- Grupo A: Espanha, Alemanha, Brasil, Chile
- Grupo B: Argentina, Portugal, EUA, Egito
- Grupo C: Itália, Suécia, Uruguai, Japão
- Grupo D: Bélgica, França, Países Baixos, Dinamarca
“Estamos prestes a ter um torneio fantástico com 32 equipes que vão nos manter empolgados. É verdade que Espanha e Argentina ainda são as favoritas, mas também é verdade que, nos últimos dois anos, as outras seleções nacionais cresceram tremendamente, e agora estão todas em um nível incrível. Esta será uma edição incrível”.
Luigi Carraro, presidente da FIP após o sorteio.
Confira como foi o sorteio:
Maycon Henschel, da redação.