
A notícia foi dada em um comunicado oficial divulgado pela Federação Internacional de Padel, confirmando a aceitação da disciplina padel como esporte que fará parte do quadro de medalhas nos XII Jogos Sul-Americanos, que serão realizados em Assunção, no Paraguai, de 1 a 15 de outubro deste ano.
A competição já movimenta a capital paraguaia, no que se refere à preparação para receber o evento, e vem tendo a sua importância destacada pelas autoridades.
Em reportagem no site Lance, Camilo Pérez López Moreira, presidente da Odesur (Organização Desportiva Sul-americana), ressaltou que além da questão esportiva em si, a missão do Comitê Organizador é deixar um legado positivo para a sociedade:
“Esperamos que os próximos Jogos Sul-Americanos sejam uma celebração inesquecível que marque uma geração. Queremos inspirar a juventude para que abracem os valores olímpicos, sempre sob nosso modelo de promover eventos sustentáveis, eficientes e com forte legado social”
Camilo Pérez López Moreira, presidente da Odesur
Para Rogério Sampaio, diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB), a expectativa para a competição é a melhor possível, tanto em termos de infraestrutura, quanto em relação aos resultados esportivos.
“Vemos um esforço muito grande do Comitê Organizador em entregar uma grande competição. Agora começa de fato a fase final da operação e a impressão tem sido a melhor possível. Sabemos que ainda existem muitos desafios pela frente, mas temos total confiança de que tudo será entregue dentro do prazo, com muita qualidade. Nossa expectativa para os Jogos Sul-americanos é muito boa, o Brasil irá com seus principais atletas na maioria das modalidades com o objetivo de conquistar o máximo de medalhas possíveis”
Rogério Sampaio, diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB)
Os XII Jogos Sul-Americanos contarão com atletas da Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
Entre as modalidades principais do torneio estão atletismo, basquete, beisebol, boxe, canoagem, caratê, ciclismo, esgrima, esportes aquáticos, natação, ginástica, handebol, patinação artística, hipismo, taekwondo, tiro com arco, tênis e agora, padel.
Os jogos normalmente acontecem nos meses de abril e maio, mas, em razão da crise sanitária atravessada pelo mundo, precisou ser reagendado para a reta final do ano.
Como faltam aproximadamente apenas 45 dias para o início dos jogos, a Confederação Brasileira de Padel (COBRAPA) tem um grande desafio pela frente: organizar a ida da seleção brasileira de padel para Assunção. A princípio, a data dos jogos não coincide com nenhum evento de nível nacional. Neste período, a etapa do Campeonato Brasileiro já vai ter sido realizada em Joinville – SC, e o Pan Americano de Menores só começará no dia 19 de outubro, portanto depois do encerramento dos Jogos Sul-Americanos.
A aceitação do padel nos Jogos Sul-Americanos é um passo a mais na conquista do sonho de transformar o padel em esporte olímpico.
Confira a nota da FIP na íntegra (traduzida do inglês):
Padel mais uma vez se reencontra com a história e confirma o bom trabalho das Federações, obtendo uma conquista que nos aproxima ainda mais do sonho olímpico.
Hoje foi confirmada a aceitação da disciplina Padel como esporte, e fará parte das medalhas no XII
Jogos Sul-Americanos a serem realizados em Assunção, Paraguai, em outubro de 2022.
O continente que experimentou a primeira grande expansão do Padel nos anos 90 poderá desfrutar de fazer parte do mais importante competição esportiva da América do Sul.
Os números falam por si e é o motivo que levou o Padel Sul-Americano a ser incluído na medalha
tabela. Os países membros sul-americanos da Federação Internacional de Padel (FIP) têm sido protagonistas em todo o mundo edições de campeonatos, sempre obtendo resultados mais do que satisfatórios, ficando entre os 8 melhores países no ranking em a escala histórica.
Graças ao trabalho de nossos membros, a Federação Americana de Padel (APF) e a FIP, o Padel continua a se reafirmar. Esta grande notícia confirma e mostra que nosso amado esporte está aqui para ficar nas competições mais importantes do mundo.
Com isso já são três jogos continentais com Padel confirmado:
JOGOS SUL-AMERICANOS
JOGOS EUROPEUS
JOGOS ASIÁTICOS
Viva o Padel.
Confira a publicação da FIP no Instagram:

DA REDAÇÃO. COM INFORMAÇÕES DO LANCE!