As lesões de padel, como em todos os esportes, podem se tornar muito frequentes. É verdade que o padel não é um esporte de contato como o futebol ou o basquete, mas é muito comum sofrer uma série de lesões ao praticá-lo. Por esse motivo, é importante saber quais são as lesões mais observadas no padel, para posteriormente saber como preveni-las e tratá-las para uma recuperação correta.
Que lesões podemos sofrer no padel?
Segundo Jorge Rodríguez (preparador físico de muitos jogadores profissionais) podem ser classificados como:
- Acidentais: todas aquelas lesões que podem ocorrer com qualquer elemento da pista (como pisar em uma bola, ser atingido por uma bola ou atingido com a raquete, etc.). Nesses casos, o jogador mais forte fisicamente poderá suportar esses acidentes sem grande risco de lesão, além do fato de que um jogador que treina regularmente poderá se recuperar mais cedo do que aquele que não treina.
- Devido à sobrecarga: isso ocorre quando uma de nossas articulações, músculos ou ligamentos não está preparado para a carga que estamos dando, então há excesso de capacidade. Isso pode ser devido à longa duração de uma partida ou a jogar várias partidas em um curto período de tempo.
- Por técnica: ocorre quando temos uma mecânica incorreta ao bater ou nos movimentar pela pista. Por esta razão, a aprendizagem correta nas aulas de padel é muito importante. O exemplo mais claro é o que ocorre em jogadores que sofrem de epicondilite, também conhecida como “cotovelo de tenista”.
- Preparação inadequada: refere-se à má preparação com a qual pretendemos entrar para jogar uma partida ou simplesmente treinar. Esse tipo de lesão poderia ser evitado com um aquecimento completo de pelo menos 5 minutos. Tem havido muitos casos de jogadores que mal entram no jogo sem se aquecer e na primeira arrancada sofrem uma contratura ou mesmo grandes rupturas musculares.
- Condições climáticas adversas: quando chuva, frio, calor ou umidade criam condições propícias a lesões. Um exemplo disso é quando jogamos um jogo em que a pista está molhada e sofremos um deslize. Muitas vezes, depois de vários dias sem jogar, não nos importamos com as condições da pista, pois sentimos vontade de jogar. Talvez seja melhor não jogar esse jogo, porque com o risco de nos lesionarmos não vamos jogar muito mais tempo.
- Desidratação ou dieta deficiente: Se o nosso corpo entra em uma partida em más condições, como jogar sem comer ou com falta de hidratação, estamos expostos a cãibras, contraturas ou fadiga que podem levar a lesões.
A opinião de Jordi Riba, fisioterapeuta com experiência no circuito profissional
O ex-fisioterapeuta do circuito World Padel Tour também deu seu ponto de vista sobre as principais lesões que podem ocorrer no padel, bem como quais são as formas de preveni-las:
CONTEÚDO ORIGINAL: PADEL ADDICT