Adrián ‘Tito’ Allemandi [41 anos, de Neuquén] e Leonel ‘Tolito’ Aguirre [24 anos, de Buenos Aires] foram consagrados campeões do Grande Mestre de Mar del Plata, o primeiro da temporada desta categoria que distribuiu 140.000 dólares e concedeu 2.000 pontos para os novos vencedores. A final terminou com placar de 6-3 / 6-4 contra Alex Chozas e Miguel Oliveira no Polideportivo Islas Malvinas, que teve sua capacidade esgotada com 5.637 espectadores.
Este título representa o quarto para Allemandi & Aguirre: anteriormente, eles haviam sido campeões no Open de Oeiras, Ilhas Canárias e La Rioja. O impressionante sobre a estatística é que eles só jogaram cinco torneios juntos, então eles sofreram apenas duas derrotas desde que uniram forças. Graças a esses resultados, eles se tornaram a 2º dupla do ranking da APT já a partir da próxima atualização, desbancando Gonzalo Alfonso e Federico Chiostri.
Não só isso: Allemandi, que antes de dividir o 20×10 com Aguirre havia chegado à final do Master de Sevilha, tornou-se o líder da corrida para o Final Master, a tabela virtual que conta apenas os pontos obtidos na temporada de 2022. Por sua vez, eles são a primeira dupla na história a conquistar três títulos seguidos.
A final do Grand Master começou com um grande desequilíbrio entre uma dupla e outra. Foram duas quebras seguidas para Allemandi e Aguirre fazerem 4-0 com uma parcial de 16-1 pontos. Mas Chozas e Oliveira recuperaram parte do terreno perdido endossando três jogos seguidos. Mas o primeiro set teve um momento de definição com um ponto de ouro em 4-3: Tolito baixou uma poderosa víbora cruzada no corpo de Alex que ele não pode defender.
O segundo set foi outra música e a palavra “break” predominou. Depois de dois pontos de ouro no início, quatro quebras foram realizads para levar ao 4-4. E novamente foi uma bola no 40-40 que caiu do lado dos futuros campeões adicionados à quebra final para definir o 6-4.
Allemandi e Aguirre estrearam em Mar del Plata vencendo Gonzalo Escobar – Julián Leite nos 16 avos [6-2 / 6-1], nas oitavas eliminaram Maxi Sánchez Blasco – Facundo Domínguez [6-1 / 7-5]. Nas quartas eles passaram por Antonio Luque – José Luis Gonzalez [6-7 / 6-2 / 6-4] e nas semis, Franco Dal Bianco e Maxi Arce [6-7 / 6-4 / 6-1].
Assista ao resumo da final:
FONTE: APT PADEL TOUR