Teve início o quadro final masculino do Estrella Damm Menorca Open 2022.
Marcos / Ramírez VS Alonso / Esbrí
No dia 16 em Menorca foi o dia da abertura do quadro principal com o duelo que entre Iván Ramírez e Raúl Marcos contra Edu Alonso e Juanlu Esbrí. Com apenas cinco games disputados, Alonso e Esbrí tiveram que desistir da partida devido a problemas de saúde do Castelão. Ivanxo e Raúl Marcos seguem nas fases eliminatórias.
Moyano / Gil VS Garrido / Lamperti
A quadra central sediou o duelo entre Ramiro Moyano e Xisco Gil contra Javi Garrido e Miguel Lamperti, que estrearam como dupla em Menorca. Ramiro Moyano e Xisco Gil queriam continuar com os bons resultados que se arrastam desde que se juntaram aos seus caminhos, e começaram da melhor maneira possível. A primeira rodada da partida caiu para eles graças a uma quebra de diferença que os serviu para se aproximarem da rodada seguinte. 6-4 para a dupla hispano-argentina.
No segundo set, Garrido e Lamperti não conseguiram reagir em sua primeira partida dividindo o lado do 20×10. Moyano e Gil aproveitaram essa circunstância da melhor maneira possível para abrir uma brecha no placar. Com uma atuação muito séria, Moyano e Gil fecharam o triunfo ao seu lado por 6-4 e 6-1 e já estão nas oitavas-de-final.
Leal / Rico VS Diaz / Benitez
Javi Leal e Javi Rico entraram no 20×10 azul do World Padel Tour em Menorca para enfrentar Juan Martín Díaz e Miguel Benítez na primeira rodada. Depois de chegar às quartas de final em Santander, Los Javis buscavam manter seu ímpeto ascendente com um grande primeiro set em sua estreia em Menorca. Leal e Rico subiram no placar com duas quebras que permitiram selar o set inicial em 6-2.
Após a passagem pelos bancos entre os sets, os protagonistas da quadra ainda eram Los Javis. A 15ª dupla no ranking foi sólida durante toda a partida, e assim conseguiu fechar a partida no fast track. A final de 6-2 e 6-3 ia dar o passe para a próxima rodada para Leal e Rico após uma hora e cinco minutos de jogo.
Chingotto / Tello VS Rico / Gutierrez
Fede Chingotto e Juan Tello cruzaram seus caminhos com Josete Rico e Agustín Gutiérrez. A dupla argentina entrou em quadra tomando conta do jogo e sendo os dominadores claros no placar. Sem dúvida, e com uma versão avassaladora, Chingotto e Tello deram o primeiro passo para avançar da rodada graças a um 6-1 na rodada inicial.
No segundo capítulo, Josete Rico e Agustín Gutiérrez avançaram. A 16ª dupla do ranking enfrentou Chingotto e Tello e forçou o tie break para tentar mandar a partida para o terceiro set. No entanto, o Gato e o Rato não permitiram a reação, e conseguiram vencere no tie break para selar a vitória com um 6-1 e 7-6.
Navarro / Yanguas VS Cepero / Mendez
Paquito Navarro e Mike Yanguas estrearam contra Álvaro Cepero e Rafa Méndez nos 16 avos. A dupla recém-criada começou da melhor maneira possível com uma quebra no primeiro serviço dos rivais. Paquito Navarro e Mike Yanguas assinaram um primeiro set quase perfeito e fecharam com placar de 6-1.
A segunda rodada deu seus primeiros passos com os mesmos donos da pista: Navarro e Yanguas. Opostos, Cepero e Méndez foram ultrapassados pela dupla número 6 do ranking, que não pisou no freio. Em uma estreia quase sonhada, Paquito e Mike venceram com solvência por um duplo 6-1 em apenas uma hora de disputa.
Oria / Ruiz VS Solano / Windahl
O último duelo do dia colocou frente a frente Salva Oria e Jorge Ruiz contra José Solano e Daniel Windahl. A dupla hispano-sueca começou a mandar no placar e mostrar suas intenções de lutar por um novo passe para as fases eliminatórias após o alcançado no Amsterdã Open. Assim, José Solano e Daniel Windahl tomaram o set inicial com um 6-4 a seu favor.
O segundo set viu como, novamente, Solano e Windahl marcharam para a quebra na metade do set. Naquele momento, Oria e Ruiz remaram conseguiram igualar a disputa a 5 jogos para se manterem vivos em terras menorescas. Com essa inércia positiva, Salva Oria e Jorge Ruiz quebraram novamente o saque dos rivais e selaram o segundo set por 7 a 5.
Chegou ao terceiro round com tudo para decidir. Solano e Windahl não jogaram a toalha, mas não foi o suficiente para poder enfrentar Oria e Ruiz que pisaram no acelerador no momento decisivo do duelo. Com uma vantagem de duas quebras a seu favor, Salva Oria e Jorge Ruiz tomaram o terceiro set e assinaram seu passe com um 4-6, 7-5 e 6-2.
Brasileiros
Trê brasileiros ainda estão por estrear na competição. Lucas Bergamini e Victor Ruiz jogam os 16 avos contra Antonio Cano e Jose G. Diestreo na quarta-feira 10h30min (BR). No mesmo horário mas em quadra difernte, Lucas Campagnolo estreia sua dupla com Jon Sanz contra Javier Mora e Javier Barahona. Já Pablo Lima, estreia na quinta-feira direto nas oitavas de final, ao lado de Franco Stupaczuk contra Salvador Oria e Jorge Ruiz.
FONTE: WPT E REDAÇÃO