O espanhol Arturo Coello e o argentino Agustín Tapia são duas das maiores promessas do mundo do padel. Em 2023, eles estarão juntos em quadra. Após a primeira semana de treinamento juntos, deram entrevista ao Padel Alto sobre seus pensamentos antes da temporada.
— Tenho certeza de que encontraremos nosso jogo e aí seremos muito perigosos, diz Arturo Coello.
A entrevista com as duas estrelas aconteceu em Barcelona após a primeira semana de treinamento de seu projeto conjunto com o treinador de Tapia, Pablo Crosetti, e o novo treinador de Coello, Gustavo Pratto.
— Temos muito respeito um pelo outro, nos cumprimentávamos nos torneios, mas no final, acho que não tivemos a oportunidade de nos conhecermos bem. Esta semana temos focado em nos conhecermos, não só dentro da quadra, mas também fora dela, o que acho muito importante também ao longo da temporada. Temos nos concentrado em ajustar a forma de jogar para termos uma ideia mais ou menos clara de como jogamos e do estilo de jogo que a dupla Tapia/Coello tem, diz Arturo Coello.
Vocês se entenderam na quadra como esperava?
— Eu esperava coisas muito boas, mas foi melhor ainda. Sentimos falta de milhares de coisas, mas o que temos treinado tem sido muito positivo, diz Tapia.
Ambos os jogadores se caracterizam por um estilo de jogo poderoso e excelente qualidade fora de quadra, recuperando pontos impossíveis fora do 20×10. Essas características “semelhantes” exigirão que a equipe trabalhe muito na coordenação e no entendimento em quadra.
A dúvida que todo mundo tem… Como vocês estão distribuindo as bolas no meio da quadra?
— Nós dois pulamos e colidimos, haha, responde Coello.
Tapia preenche:
— Eu perco as colisões, então deixo para o Arturo.
Arturo Coello responde novamente:
— Todo mundo pensa nisso, mas temos uma grande equipe no Pablo (Crosetti) e no Gustavo (Pratto) junto com o Manu (Martin). Desse lado, não haverá problema. Acho que o jogo aéreo é uma arma muito boa que ambos temos, e se soubermos usá-la, será uma ferramenta essencial para vencer muitos jogos.
“Eu estava ansioso para jogar com Agus.”
O jovem Arturo Coello ligou para Agustín Tapia, embora não soubesse qual seria a resposta do argentino.
— Fiz uma pequena aposta. No começo, quando decidi, pensei que Agus diria não, mas disse a mim mesmo: “O mundo é para os corajosos. Você tem que perguntar”. Eu não tinha certeza se seria agora ou no futuro, mas continuei ligando para Agustín até que ele disse sim, porque eu queria jogar com ele.
Arturo Coello continua:
— Ter a oportunidade de dividir a quadra com o Agustín depois de jogar com o Bela é incrível. Para mim, ele é um talento único que pode continuar crescendo porque não tem teto. É uma sorte e também é um desafio continuar crescendo como atleta e também aprendendo.
Tapia, qual foi sua reação ao receber a ligação de Arturo?
— Fiquei muito emocionado. Eu estive pensando nisso por alguns torneios também. Você sempre pensa e imagina coisas. Acho que foi o momento certo. Recebi várias ligações, mas estava quase decidido a tentar algo novo e ter um parceiro da minha idade. Arturo parecia a melhor opção, sem dúvida.
“Projeto de longo prazo.”
A dupla vai começar em alta no ranking deste ano (dupla 2 ou 3 do ranking, dependendo do sorteio), e embora as expectativas para ver Agustín Tapia e Arturo Coello em ação sejam grandes, os jovens sabem que, além do talento, um novo união requer muito trabalho para obter os resultados esperados.
— Sabemos que temos que trabalhar duro. Temos que ter paciência e cabeça forte, e se as coisas não derem certo no começo, sabemos que com muito trabalho, em algum momento vai dar certo. Pode ser o primeiro jogo ou no próximo ano, mas vamos tentar fazer deste um projeto de longo prazo, diz Tapia.
Arturo Coelho:
— Somos uma dupla que pode passar por duas fases: explodir muito rápido ou demorar muito para explodir, o que será determinado pelo tempo. Tenho certeza que encontraremos nosso jogo, não sei se mais cedo ou mais tarde, e nesse ponto seremos muito perigosos. Nossa prioridade agora é nos conhecermos e criar nosso jogo.
Tapia e Coello vêm de dividir a quadra em 2022 com Fernando Belasteguín e Sanyo Gutiérrez, duas lendas do padel com quem alcançaram ótimos resultados na última temporada.
O que Bela e Sanyo disseram para você quando lhe contaram a notícia de que vocês jogariam juntos?
— Eu já tinha falado para Bela que se surgisse a opção de jogar com o Agus, provavelmente eu aceitaria. Ter que mudar (companheiros) talvez não seja o que ele mais gosta, mas no final ele ficou feliz, aceitou muito bem, entendeu. Tenho um ótimo relacionamento com Fer; ele sempre vai olhar para o nosso parceiro com carinho, diz Coello.
Agustín Tapia:
— No momento em que contei a Sanyo, ele aceitou de forma muito positiva. Conhece o Arturo desde muito jovem e treinou com ele. Ele me desejou o melhor, desde que eu não jogasse contra ele. Estou tranquilo porque dei tudo a ele como parceiro e estou feliz por termos um excelente relacionamento.
FONTE: PADEL ALTO