O Brasil Padel Tour foi mais um dos destaques de um Campeonato Catarinense que movimentou toda a região de Balneário Camboriú e Itajaí, com muito esporte e quadras de padel lotadas. Trazido pela Federação Catarinense, o BPT atraiu os principais atletas do circuito nacional.
Após a realização de prévias bastante disputadas, o quadro final se afunilou até as semifinais com 3 das quatro duplas estreando novas formações.
Na primeira semifinal JP Flores jogou ao lado de Gonza Frete, já que sua dupla habitual, Stefano Flores não pode estar presente. Eles enfrentaram outra dupla que estreou na competição, André Sagui e Juan Ignácio Ojeda. O placar foi 7-5/6-3 para JP e Frete.
Na segunda semifinal, os campeões de Santa Maria, Matheus Simonato e Lucas Cunha enfrentaram a terceira dupla estreante, Pedro Tocca e Bruno Nakid. E a nova dupla começou com boas sensações no primeiro set, fazendo convincentes 6×0 sobre Cunha e Simonato. No segundo, pontos disputadíssimos mostraram que ainda haveria muita disputa pela frente, já que Matheus e Lucas fecharam em 6-4 levando o jogo para o terceiro set. Na última etapa, o roteiro de cinema ficou completo, com Cunha e Simonato devolvendo o 6-0 e garantindo a segunda vaga na final. Placar do jogo 0-6/6-4/6-0
A final
Assim como nas semifinais, a final teve casa cheia no Arena BC. O público lotou as arquibancadas e laterais das quadras para acompanhar JP Flores e Gonza Frete contra Lucas Cunha e Matheus Simonato na disputa pelo título. Destaque também para a transmissão ao vivo da final realizada pela Poffo Sports, que até o momento já chega a quase 6 mil visualizações, boa parte delas simultâneas durante o evento.
No primeiro set da final, JP e Gonza entraram mais contundentes na partida e logo abriram 3-0 no placar. A reação veio na mesma intensidade e Cunha e Simonato conseguiram recuperar as quebras e colocar 3-3 no placar. Apesar disso, Flores e Frete mais uma vez aumentaram a marcha e conseguiram fechar em 6-3.
No segundo set, foram Simonato e Cunha que abriram vantagem logo de início, colocando o placar em 3-1. Após isso a vantagem se manteve e a dupla devolveu o placar de 6-3 provocando o set desempate.
No terceiro set, JP e Gonza mais uma vez retomaram o controle da partida logo no início, abrindo 3-1 no placar. A partir daí, apesar de muitos pontos disputadíssimos, a vantagem se manteve até o placar final de 6-3, confirmando JP Flores e Gonza Frete campeões do BPT de Balneário Camboriú – SC.
JP Flores falou sobre a vitória:
“Muito feliz de estar com meus amigos, conhecidos, alunos, família toda aí, e mais feliz ainda de ter conseguido esse título, ao lado do Gonza, que aceitou esse convite. Acho que a gente foi subindo o nosso nível de jogo a jogo, nos conhecendo, sabendo que tipo de jogada e bola cada um precisa fazer para que o outro se sinta confortável. Esse título só se engrandece ainda mais por estar enfrentando Simonato e Cunha, dois grandes amigos, que a gente treina todo dia, enfim, muito feliz”
JP Flores ao final da partida durante a transmissão.
Bastante emocionado com a conquista, Gonza Frete comentou:
“Ele (JP) joga muito, o que me da muita confiança para jogar. Estou emocionado porque vim sozinho, com saudades da família, mas é um esforço que se faz. Obrigado a todos. Sempre gosto de vir ao Brasil. Obrigado ao JP pelo convite.”
Gonza Frete ao final da partida durante a transmissão.
O presidente da FCP, Leonardo Danroch (Bolacha), falou sobre a realização dos eventos:
“A FCP é a primeira e única Federação do país a fechar esta parceria para a realização do BPT em todas as etapas de um Campeonato Estadual. Estamos comprometidos com a difusão do esporte para novos patamares, e trazer os maiores nomes do padel nacional para as quadras de Santa Catarina e para as nossas transmissões faz parte deste objetivo. Além das etapas deste ano, já fechamos a realização do BPT também para as etapas do Catarinense de 2024.”
Leonardo Danroch (Bolacha), presidente da FCP
Assista a final na íntegra:
Maycon Henschel, da redação.