Começam nesta quinta-feira os jogos do FIP Rise Delta Padel e do FIP Promotion Camboriú. O quadro principal de ambas as competições já está definido. É hora de conferir quem são os favoritos, segundo o ranking, para levar o título.
Ranking FIP
Os cabeças de chave são definidos com base na pontuação do ranking da Federação Internacional de Padel (FIP), e servem como uma boa referência de quão competitivos estão os atletas no cenário internacional. Confira a seguir quem são as duplas melhores pontuadas de cada quadro principal.
FIP Rise Delta Padel (Masculino)
Apenas duas duplas brasileiras estão entre as 8 mais bem colocadas do ranking no FIP Rise Delta Padel, que define quem serão os cabeças de chave do evento.
Christian Medina Murphy e Alberto Garcia Jimenez

Dois estrangeiros lideram o ranking do FIP Rise Delta Padel. Murphy, do Reino Unido e Jimenez da Espanha são os cabeças de chave número 1 devido a sua alta pontuação no ranking da FIP (448 pontos). Na estreia jogam contra os brasileiros Josimar Casanova e Lucas Duffort.
Pablo Molina Tofanelli e Cristobal Martinez
Os segundos cabeças de chave são o argentino Pablo Molina e o chileno Cristobal Martinez. Juntos eles somam 161 pontos no ranking FIP. No primeiro confronto enfrentam os brasileiros Bruno Ferreira e Luis Otavio Pires (WC).
Gastón Lazzarini e Cristobal Molina
Mais uma dupla formada por um argentino e um chileno. Lazzarini e Molina somaram 144 pontos no ranking da FIP, e são a terceira dupla cabeça de chave. No primeiro jogo irão enfrentar os brasileiros Antonio Neto e Daniel Dias.
Teo Gamondi e Facundo Dehnike
O italiano Teo Gamondi e o paraguaio Facundo Dehnike formam a quarta dupla cabeça de chave com 112 pontos. Eles enfrentam os brasileiros David Hennemann e Eduardo Sessim.
JP Flores e Julio Julianoti
A mais bem colocada dupla brasileira a iniciar a competição será a formada por Julio Julianoti e JP Flores. Eles somam 102 pontos e são a quinta dupla cabeça de chave. Na estreia, jogam contra Murilo Weber e Pedro Sequeira.
Completam ainda a lista das oito mais bem pontuadas duplas os chilenos Gonzalo Valdivieso Comesaña e Sebastian Muñoz Campos (6º), o argentino Felipe Calleja e o norte-americano Matias Segura (7º) e por fim a dupla da casa Matheus Simonato e Lucas Cunha (8º)
É fato que as primeiras posições do ranking estão dominadas por estrangeiros, por mérito próprio e talvez também por sua acessibilidade mais frequente a torneios que somam pontos. Então, duplas mais conhecidas no cenário nacional como Flores/Julianoti, Simonato/Cunha, Tocca/Fernandes, Crizel/Perez e Freitas/Fernández podem superar o favoritismo do ranking e chegar ao título.
FIP Promotion Camboriú (Feminino)
Já no FIP Promotion, as brasileiras são maioria nas primeiras posições do quadro.
Susane Lenz e Ale de Barros

As brasileiras Susane Lenz e Ale de Barros são as cabeças de chave número 1. Com 30 pontos no ranking FIP, elas ficam de bye na primeira rodada mas enfrentam as brasileiras Valentina Fragomeni e Barbara Peres nas oitavas.
Julia Cirne Lima e Marina Brandão
Julia Cirne Lima e Marina Brandão somam 18 pontos e são a dupla número 2 do evento. Elas ficam de bye na primeira rodada e enfrentam as brasileiras Fernanda Abarzúa e Gabi Menna Barreto nas oitavas.
Fiorella Agostina e Sofia Piaskowy
A brasileira Sofia Piaskowy se une à argentina Fiorella Agostina para formar a terceira dupla cabeça de chave (16 pontos). Elas ficam de bye na primeira rodada e enfrentam as chilenas Dalal Chahuan e Catalina Wiedmaier nas oitavas.
Marcela Lopes e Karen Wachowicz
Como quarta cabeça de chave estão as brasileiras Marcela Lopes e Karen Wachowicz (10 pontos). Após a primeira rodada de bye elas enfrentam as vencedoras de Mariana Barcelos e Bruna Silva contra Ana Julia Acunha e Isabella Naas.
Completam ainda a lista das oito mais bem pontuadas duplas as brasileiras Renata Torrens e Ana Clara Duffort (5ª), Martina Rodrigues e Luana Trautwein (6ª), Laura Maas e Milene Da Cruz (7ª) e as chilenas Dalal Chahuan e Catalina Wiedmaier Olivares (8ª).
Como assistir ao vivo
Todos os jogos dos torneios FIP serão realizados no clube Delta Padel Brasil em Camboriú – SC. Se você quiser assistir presencialmente basta ficar atendo aos horários dos jogos e comparecer ao clube, a entrada é gratuita.
Se você prefere assistir online, haverá transmissão oficial pelo YouTube da FIP à partir de sexta-feira (05). Clique aqui para acessar.
O clube Delta Padel possui também transmissão contínua das imagens de suas quadras ao vivo em seu perfil no YouTube. Clique aqui para acompanhar.
Maycon Henschel, da redação.