Oficializado pela FIP e pelo Premier Padel, o calendário da temporada 2025 do principal circuito profissional de padel do mundo foi divulgado. A nova agenda contempla 24 torneios distribuídos por 16 países, consolidando o sucesso da turnê em seu primeiro ano como evento global.
Marcando uma expansão significativa para a América do Norte, América do Sul e Europa, a temporada 2025 adiciona pelo menos sete novas sedes, incluindo Miami, Buenos Aires, Cancún e Alemanha. Infelizmente, para a tristeza dos fãs brasileiros, o Brasil continua de fora da lista de países anfitriões.
Apesar da ausência brasileira, o calendário promete ser um dos mais empolgantes da história do esporte. A temporada começa em 10 de fevereiro de 2025, com o Riyadh Season P1 dando início às disputas. Em março, teremos dois grandes destaques: Miami e Cancún receberão pela primeira vez etapas do circuito, ambas sediada na Rafa Nadal Academy. Na sequência, o Chile sediará seu segundo torneio Premier Padel.
Após retornar brevemente à Europa para confrontos na Bélgica e na Espanha, o tour segue para o Paraguai em maio, culminando na Argentina com a estreia em Buenos Aires.
O calendário europeu fica agitado entre junho e outubro, com um intervalo programado para agosto. O tour contemplará países já conhecidos pelo público, como Itália (Roma e Milão) e Espanha (Valladolid, Málaga e Madri). A França também marca presença com etapas em Bordeaux e Paris (sujeita a renovação de contrato), assim como a Holanda (Roterdã). A Alemanha sediará seu primeiro torneio Premier Padel.
Depois da Europa, o Oriente Médio volta a receber partidas no Egito (NewGiza) e nos Emirados Árabes Unidos (Dubai). Fechando a temporada regular, teremos o Mexico Major no final de novembro. A Federação Internacional de Padel (FIP) também marcará presença com a FIP Intercontinental Cup, em agosto, equivalente à Ryder Cup e Laver Cup do tênis, e o campeonato mundial de pares FIP, em novembro.
Ao longo do ano, os quatro Majors reunirão os melhores jogadores do mundo. O Catar (de 14 a 19 de abril) e a Itália (de 9 a 15 de junho) sediarão os dois primeiros Majors do semestre. A França (de 8 a 14 de setembro) e o México (de 24 a 30 de novembro) receberão as etapas restantes. Encerrando a temporada, a final do Qatar Airways Premier Padel acontece novamente em Barcelona, de 8 a 14 de dezembro. Os 16 melhores ranqueados do FIP Race Ranking, tanto no masculino quanto no feminino, terão a chance de disputar esse grandioso evento.
Segundo Nasser Al-Khelaïfi, presidente do Premier Padel, o calendário de 2025 demonstra o claro compromisso da organização com o crescimento global do padel:
“Estamos muito orgulhosos de anunciar o fantástico calendário do Premier Padel para 2025, à medida que continuamos levando o esporte a novas fronteiras e elevando todos os aspectos do circuito profissional ao mais alto nível. Desenvolvido em parceria com jogadores e parceiros, o calendário demonstra nosso empenho em proporcionar uma experiência incrível para fãs e atletas por muitos anos”
Nasser Al-Khelaïfi, presidente do Premier Padel
Luigi Carraro, presidente da Federação Internacional de Padel (FIP) e vice-presidente do Premier Padel, reforça a importância do calendário para o esporte:
“Este é mais um capítulo emocionante para a FIP, o Premier Padel e todo o padel. O calendário de 2025 leva o padel profissional a mercados novos e já estabelecidos, além de oferecer uma programação mais eficiente para jogadores e fãs. Este magnífico cronograma apoia o empolgante crescimento global do padel como um dos esportes mais dinâmicos e que mais cresce no mundo, e é mais um marco em nossa candidatura para a inclusão olímpica”
Luigi Carraro, presidente da Federação Internacional de Padel (FIP) e vice-presidente do Premier Padel
Da redação, com informações da FIP.