O circuito Brasil Padel Tour Feminino já tem data e local para sua primeira etapa. A estreia oficial será no primeiro final de semana de julho, no clube Delta Padel, em Camboriú (SC), em paralelo à 3ª Etapa do Campeonato Catarinense de Padel, que ocorre entre os dias 4 e 6 de julho.
A iniciativa, que marca um passo importante na estruturação do pádel feminino nacional e será organizada pela Associação de Padel do Brasil (APB), está sendo liderada por uma frente feminina dentro da entidade. Participam ativamente da organização Luana Trautwein, Fran Gaspar, Cris Cirne Lima e Fernanda Abarzúa, entre outras atletas.
A categoria profissional feminina passa agora a fazer parte oficialmente do principal circuito do país, com premiações de R$ 12.500 nas etapas Open e R$ 17.500 nas etapas Master, o que refletirá, segundo a APB, na valorização das atletas e no crescimento da modalidade.
Quadro e pontuação
O quadro principal feminino contará com 24 duplas, mesmo formato já utilizado na versão masculina do circuito. Para que o torneio seja realizado, será exigido o número mínimo de 12 duplas inscritas. Os pontos somados pelas jogadoras no BPT também terão peso no ranking da Cobrapa, conforme já ocorre com os atletas do masculino.
Ranking e estruturação
A APB irá lançar um ranking exclusivo do pádel feminino, e as atletas que participarem das etapas serão convidadas a se associar à entidade. Segundo Felipe Furghestti, presidente da APB, em breve será formada uma diretoria feminina interna, que deve atuar de forma integrada à atual gestão.
A realização de um circuito feminino simboliza o reconhecimento da força, da união e da determinação das mulheres que estão buscando tornar o circuito feminino realidade. Acreditamos que o crescimento do esporte acontece quando todos os atletas têm acesso às condições adequadas para competir, se desenvolver, e juntamente com os organizadores destes eventos, buscamos tornar isso realidade. É com esse propósito que seguimos estruturando o BPT ano a ano, e neste ano em especial com a mulheres também participando. Continuamos no compromisso de promover o pádel profissional em todos os seus aspectos, agora com ainda mais pluralidade e união.
Felipe Furghestti, presidente da APB em entrevista ao Super Padel
Estamos muito felizes em fazer parte do circuito. Sabemos o quanto foi lutado para conseguirmos esse espaço. Nossa intenção é fazer com que mais mulheres tenham a oportunidade de conhecer e evoluir no esporte, e assim, colocarmos o pádel feminino no patamar merecido.
Luana Trautwein, atleta profissional feminina em entrevista ao Super Padel
Etapas já confirmadas
Além da estreia em Camboriú, o Brasil Padel Tour Feminino já tem outras três etapas confirmadas para 2025:
- 11 a 13 de julho – Santa Maria (RS)
- 12 a 14 de setembro – Chapecó (SC)
- 03 a 05 de outubro – Joinville (SC)
Transmissão
A transmissão ao vivo dos jogos femininos está confirmada, mas ainda será definido a partir de qual fase as partidas serão exibidas no YouTube do BPT.
Maycon Henschel, da redação.
