O que começou como uma iniciativa local ganhou força, visibilidade e agora entra para a história: Rinópolis será a primeira cidade do estado de São Paulo a contar com quadras públicas de pádel. O anúncio marca uma conquista inédita para o esporte paulista e um passo importante na inclusão e democratização da modalidade no Brasil.
A mobilização começou com o Projeto Padel Rinópolis, liderado por Rildo Peralta e Dalner Palomo. Mesmo com estrutura limitada (apenas uma quadra improvisada em área privada), o projeto atraiu atenção pelo trabalho social e formativo com crianças e jovens. A repercussão que era local cresceu, e o envolvimento da comunidade foi essencial para que o poder público abraçasse a causa.
Agora, com apoio da prefeitura e articulação do vereador Sidnei Folini Monteiro, a cidade terá duas quadras públicas, construídas em localização central, com estrutura moderna e acesso gratuito à população. As obras serão financiadas por meio de emenda parlamentar do deputado federal Marcos Pereira.
“Mais do que uma obra, essa é uma oportunidade de crescimento para Rinópolis, incentivando o esporte, fortalecendo os laços comunitários e dando um novo significado a um espaço que, em breve, será sinônimo de vida, movimento e inclusão. ”
Afirma Rildo Peralta, presidente da Associação Padel Rinópolis.
“Uma categoria de raquete que eleva o potencial cognitivo, emocional, físico e de interações sociais saudáveis. Além do mais, seremos referência no estado de São Paulo na construção dessas quadras. Rinópolis já é reconhecida pelo projeto social que já vinha sendo desenvolvido pelo Dalner e Rildo e a partir da parceria com o poder público, a acessibilidade da nova construção trará mais crianças e adolescentes para serem incluídos nesse maravilhoso sonho que será concretizado”
A prefeita de Rinópolis, Graziela Tomé, reforça o impacto do projeto.
Acreditei no objetivo de um grupo dedicado, apaixonado por uma modalidade ainda nova, mas com enorme potencial. O que me fez confiar desde o início foi a determinação, algo que também precisa fazer parte do perfil de quem atua na política. Mesmo diante das adversidades, seguimos acreditando na força da inclusão social e nas políticas públicas como ferramentas de mudança.
Declarou o vereador Sidnei Folini.
Como um meio de qualidade de vida, uma transformação social e, especialmente o pádel, uma mudança de paradigma. Acreditamos que o Projeto Padel Rinópolis não veio apenas para formar atletas, mas também para ajudar na formação de cidadãos mais conscientes.
Complementa Dalner Palomo, treinador e vice-presidente da Associação.
Com a iniciativa, Rinópolis se torna pioneira em um movimento que pode inspirar outras cidades paulistas a olharem para o pádel como política pública de esporte, lazer e transformação social.
Os prazos de execução da obra ainda não foram definidos, mas segundo Dalner, a expectativa é de que os termos de licitação para a construção comecem já na próxima semana, uma vez que os recursos já foram disponibilizados.
Confira algumas imagens do anúncio:
Maycon Henschel, da redação. Com informações de Dalner Palomo.









