No último sábado (25), Santiago foi o palco do clássico Brasil x Argentina que definiu os campeões do Panamericano de Pádel 2025. As seleções se enfrentaram nas categorias masculina e feminina, e a Argentina levou a melhor nas duas decisões, ficando com o ouro. O Brasil encerrou sua campanha com duas pratas e empenho dos atletas elogiado pela comissão técnica.
Seleção Masculina
Os guris do Brasil tiveram uma trajetória sólida desde a fase de grupos. A equipe liderou a chave ao vencer a República Dominicana por 3 a 0, a Venezuela também por 3 a 0 e fechar a primeira fase com um triunfo por 2 a 1 sobre o México.
Na semifinal, o confronto foi contra o Paraguai valendo vaga na grande final. Os paraguaios saíram na frente, mas Lucas Cunha e Matheus Simonato empataram a série, e na partida decisiva Julio Julianoti e Diogo Rodrigues garantiram a classificação brasileira com uma vitória convincente.
Na final, o Brasil encontrou uma Argentina em grande forma. No primeiro jogo, Maxi Arce e Maximiliano Blasco superaram Julianoti e Rodrigues por 6/3-6/2. Em seguida, Tino Libaak e Rama Valenzuela confirmaram o título argentino ao vencer Lucas Cunha e Matheus Simonato por 6/3-6/4.
Após o torneio, o técnico da seleção masculina, Pablo Lima, usou as redes sociais para destacar o desempenho do grupo:
“Mais do que o segundo lugar, vocês podem sair de cabeça erguida. Fomos um time que uniu experiência e juventude, e cada um cumpriu seu papel com entrega.”
Pablo Lima, técnico da seleção brasileira masculina de pádel
Seleção Feminina
A equipe feminina também brilhou na campanha, terminando a fase de grupos em primeiro lugar após vitórias sobre Estados Unidos e México por 2 a 1.
Na semifinal, o Brasil enfrentou as donas da casa e venceu o Chile por 2 a 0, com triunfos de Manu Schuck e Cris Cirne Lima, e de Ale de Barros e Fernanda Abarzua.
Na decisão, as brasileiras buscavam repetir o feito de 2023, quando superaram a Argentina e conquistaram o ouro no Pan da Venezuela. Desta vez, porém, a história foi diferente. Martina Fassio e Victoria Vilchez venceram o primeiro duelo por 6/1-6/4 contra Schuck e Cirne Lima, e na sequência Dayara Valenzuela e Maria Laura Ferreyra confirmaram o título argentino com 6/0-6/4 diante de Gabriela Menna Barreto e Julia Giusti.
Outras Seleções
Fechando o pódio, no masculino o Paraguai venceu o México e ficou com o terceiro lugar. Já na categoria feminina, o México superou o Chile e conquistou a medalha de bronze.
Lucas Acosta para o Super Padel.
