Um dos principais problemas que vemos com frequência nas quadras de padel é que as duplas jogam sem nenhum rigor tático. Felizmente para elas, existem treinadores profissionais como Ramiro Choya que estão lá e nos ensinam aspectos muito interessantes do jogo. Neste artigo ele explica como devemos construir um ponto no padel.
Fases para construir um ponto
Como nos explica o treinador de vários jogadores do circuito profissional, a primeira coisa acima de tudo é entender corretamente o jogo. Para construir um ponto de padel, devemos dividi-lo em 3 fases:
1. Inicio do ponto
O ponto começa com o saque e geralmente é seguido por um voleio, bandeja ou smash. Nosso objetivo nesta fase é ter o controle do ponto desde o primeiro momento.
Há jogadores pouco sólidos que aproveitam esta fase para tentar ganhar o ponto. Isso pode ocorrer em algumas circunstâncias, como quando o rival manda um globo curto e você finaliza para definir, mas normalmente não é aconselhável “matar” o ponto na primeira oportunidade.
2. Rally
Esta fase é onde ambas as duplas trocam um rally. Aqui é vital tentar ter o controle do ponto até que você tenha uma oportunidade de definição.
Devemos evitar riscos excessivos que comprometam nossa tática e devemos estar preparados para uma longa troca de golpes. Use padrões de jogo sólidos e fique atento a quaisquer fraquezas em seu oponente para aproveitar.
3. Finalização
Em um ponto bem disputado esta é a fase em que vamos conquistar o ponto. Você deve ser capaz de reconhecer certas situações, como globos curtos, rivais mal posicionados ou rivais muito distantes na quadra para definir o ponto a seu favor com seus golpes.
Dicas de Ramiro Choya
O treinador também cita 3 dicas importantes para ter em mente quando temos que construir um ponto:
- Nem todos os pontos atingirão todas as 3 fases.
- Encontraremos jogadores que baseiam seu jogo em pular a segunda fase, a troca de golpes. São jogadores com um estilo de jogo muito ofensivo.
- Use a cabeça e não tente vencer um rival mais poderoso do que você com base no poder ou um jogador que falhe menos do que você por não arriscar.
A reflexão mais interessante
Ramiro Choya termina com um fato mais do que importante:
“O padel é um dos poucos esportes em que os erros de seus rivais aumentam sua pontuação”.
CONTEÚDO ORIGINAL: PADEL ADDICT