Os Jogos Europeus de Cracóvia no padel chegaram ao fim! Neste domingo, foram disputadas as finais das três categorias (mista, masculina e feminina), revelando as duplas que conquistaram o ouro.
Confira os resultados das finais dos Jogos Europeus
Daniel Santigosa e David Gala vencem na categoria masculina
Daniel Santigosa e David Gala conquistaram o ouro na categoria masculina, deixando claro que são dois jovens que estão rumo à elite mundial do padel.
A final masculina colocou frente a frente as primeiras cabeças de chave, ambas espanholas, Gala-Santigosa e García-Rodríguez, em um duelo que mostrou o extraordinário cenário do padel espanhol que está por vir.
Gala e Santigosa começaram o jogo em alta velocidade, impondo imediatamente um ritmo frenético e um jogo muito agressivo. A dupla fechou o primeiro set por 6-3. No segundo set, apesar de um início equilibrado, eles conseguiram vantagem no oitavo jogo e ficaram com 5-3 e saque. Não foi fácil fechar o jogo, pois precisaram de 4 oportunidades para conquistar o título.
Após o jogo, Santigosa comentou:
“Sim, uma felicidade imensa e ganhar ao lado do meu amigo e parceiro David foi ainda melhor. Como conseguimos vencer nossos amigos e colegas de seleção? Foi difícil porque eles nos conhecem e passamos uma semana juntos, mas assim que entramos em quadra, tudo ficou claro. Dedico esta medalha ao meu pai e ao meu irmão”. Gala acrescentou: “Esperei muitas horas por isso e agora finalmente posso comemorar. A quem dedico? À minha família, aos meus amigos e a todos que me amam”.
Carolina Orsi e Giorgia Marchetti tiram o ouro de Caparrós e Barrera
A surpresa aconteceu na categoria feminina! Carolina Orsi, protagonista de uma partida sensacional, e Giorgia Marchetti, sólida e taticamente impecável, derrotaram na final feminina Marta Caparrós e Marta Barrera.
A batalha entre essas duas duplas se estendeu por quase 3 horas de jogo, com o placar final de 6-4, 4-6 e 7-5.
O primeiro set começou equilibrado até o sétimo jogo, momento em que Orsi e Marchetti quebraram o serviço das espanholas. Essa vantagem foi mais do que suficiente para que a dupla italiana vencesse o primeiro set por 6-4.
O segundo set teve alternâncias para cada dupla. Na verdade, as italianas tiveram a oportunidade de ficar com 5-4 e saque, mas não aproveitaram a chance e isso acabou pesando contra elas. Caparrós e Barrera venceram seu serviço e quebraram no próximo game, levando a partida para o terceiro set com um placar de 6-4.
No desfecho, a dupla italiana manteve a liderança no placar. Assim como no segundo set, elas tiveram a chance de ficar com 5-3 e saque, mas as espanholas acabaram empatando (4-4). No décimo primeiro game, Orsi e Marchetti conseguiram a quebra decisiva que ajudou a fechar o duelo com um placar de 7-5, garantindo o ouro.
Com a medalha no pescoço, Giorgia Marchetti disse:
“Não tenho palavras, é incrível trazer uma medalha de ouro para a Itália. Estou transbordando de alegria”. Carolina Orsi acrescentou: “Ganhamos com o coração, lutando até o fim. Sempre acreditamos nisso, merecíamos. Nos momentos decisivos, conseguimos alguns tiros vencedores e depois tivemos a frieza para fechar o jogo assim que tivemos a oportunidade”.
Ótimo desempenho da equipe italiana em geral, mas especialmente na categoria feminina, onde sua outra dupla, Chiara Pappacena e Giulia Sussarello, conquistou a medalha de bronze contra a dupla espanhola formado por Noa Cánovas e Araceli Martínez.
Noa Canovas e Daniel Santigosa vencem na categoria mista
A primeira medalha de ouro no padel dos Jogos Europeus foi para a Espanha. Na categoria mista, os jovens Noa Canovas (18 anos) e Daniel Santigosa (19) derrotaram os italianos Marco Cassetta e Giulia Sussarello em dois sets por 6-3 e 7-5.
No primeiro set, a Espanha conseguiu a quebra de serviço no 3-1 e manteve a vantagem até o 6-3, aproveitando também alguns erros dos italianos. No segundo set, a Espanha abriu novamente com 3-1. No entanto, a Itália reagiu imediatamente, contra-atacando com dois pontos de Sussarello. Pouco depois, Santigosa, com dois winners impressionantes, deu a vantagem à Espanha e levou a equipe ao primeiro ponto de partida. Cassetta reagiu e usou seu repertório de golpes para conquistar 3 pontos vencedores. A Itália chegou ao empate em 5-5, mas no final a equipe espanhola teve mais e levou o ouro para casa.
“É uma sensação única, um sonho realizado. A principal dificuldade foi adaptar os planos técnicos e táticos para esta especialidade que é nova para nós, mas devo dizer que nos divertimos muito”, disse Daniel Santigosa após conquistar o ouro. Noa Canovas acrescentou: “Estou exultante, a categoria mista era uma grande novidade, mas todo o treinamento que fizemos nos levou a este ótimo resultado”.
Consulte aqui todas as informações sobre os Jogos Europeus na modalidade padel.
Fonte: Padel Addict