O Projeto Social Padel Rinópolis, criado em 2021, celebra em 2025 quatro anos de impacto social em Rinópolis/SP. Com sede na primeira quadra de padel do Oeste Paulista, inaugurada em 2017, o projeto gratuito já transformou a vida de mais de 350 crianças e jovens, promovendo o esporte como ferramenta de inclusão, cidadania e educação.
O Super Padel conversou com Rildo Peralta e Dalner Palomo, responsáveis pelo projeto, para saber como andam os trabalhos e quais os próximos passos do projeto social.
De cara, já descobrimos que hoje, além do padel, o projeto oferece beach tennis e pickleball, ampliando as opções esportivas na cidade. Rildo Peralta, idealizador do projeto, reforça a importância dessa iniciativa:
“Criar a opção de um esporte de raquetes é acreditar que o esporte é importante não apenas para o desenvolvimento físico e motor, mas, também, para o desenvolvimento social da nossa juventude.”
Educação e Esporte de Mãos Dadas
Para além das quadras, o Projeto Padel Rinópolis busca formar cidadãos conscientes. A Biblioteca Padel Rinópolis é um exemplo disso, incentivando a leitura e o aprendizado. Dalner Palomo, treinador do projeto, destaca o papel transformador da iniciativa:
“Os projetos sociais têm a habilidade de atrair as crianças e jovens da comunidade por ser um ambiente inclusivo onde o atleta aprende a modalidade e também onde é ensinado valores do esporte, como a disciplina, a persistência, além do lazer e a diversão.”
Atualmente, 60 crianças e adultos participam das atividades regulares, mas o impacto já alcançou mais de 350 jovens em quatro anos. As tardes começam às 15h, com alimentação, treinos técnicos e preparação física. São 6 horas diárias de trabalho, de segunda a quinta, além de jogos nos finais de semana.
Conquistas em Competição
Desde 2021, os alunos do projeto acumulam mais de 30 troféus, com títulos como Campeão Brasileiro, Paulista, Paranaense e Catarinense. No entanto, como enfatiza Dalner Palomo,
“Mais importante que os troféus é a experiência que as crianças adquirem em cada viagem. Elas já conheceram Porto Alegre/RS, Santa Maria/RS, Balneário Camboriú/SC, Curitiba/PR, Santos/SP e São Paulo/SP. Viagens que foram capazes de proporcionar experiências e vivências que ficaram marcadas na vida de cada criança e adolescente do Projeto.”
Olhando para o Futuro
Os responsáveis sonham com a construção de uma sede própria, com quadras de padrão oficial e melhor localização. Atualmente, as atividades acontecem em um terreno privado, afastado do centro. Rildo Peralta explica:
“Uma nova quadra possibilita que mais pessoas se interessem e pratiquem o esporte, pois estará melhor localizada e será pública. E inicialmente um esporte que atualmente acolhe crianças e adolescentes possa chamar a atenção de pessoas de várias idades, pois o padel é um esporte familiar que une no mesmo espaço criança e idoso, homem e mulher. Essa realização seria referência para outras cidades da região que buscam no esporte um meio de educação, socialização e bem-estar físico e emocional.”
O presidente da Associação Padel Rinópolis também reconhece o papel fundamental das parcerias para o sucesso da iniciativa:
“Nós não teríamos chegado até aqui se não fosse toda a solidariedade de uma cidade, da comunidade do Padel espalhada por esse Brasil, e até fora dele. Foi cada doação, gesto de carinho e incentivo que fez com que esse Projeto Social completasse quatro anos, pois é através de doações que nos mantemos. Algo imaginável naquele 10/01/21, onde 11 crianças compareceram a nossa primeira aula.”
O Projeto Padel Rinópolis segue crescendo, mostrando como o esporte pode transformar vidas e fortalecer comunidades. Agora é hora de contar com o apoio do poder público, para que a primeira quadra pública da cidade seja construída e o projeto continue melhorando a vida da comunidade a passos largos.
Confira mais imagens do projeto:
Maycon Henschel, da redação.