Em entrevista exclusiva ao Super Padel, o atleta brasileiro fala sobre os bons resultados de 2023, a polêmica da bolinha murcha, o game de 26 minutos, sua nova raquete “El Jefe”, pré-temporada e muito mais.
O ano de 2023 foi particularmente impressionante para Lucas Bergamini. Os bons resultados da dupla formada pelo brasileiro Lucas Bergamini e pelo espanhol Victor Ruiz lhes rendeu a conquista da oitava posição como dupla no ranking da Federação Internacional de Padel (FIP). Esse feito notável os posiciona como cabeças de chave no Premier Padel em 2024, um marco importante em suas carreiras.
Dentre os momentos mais memoráveis da temporada, dois se destacam: a eliminação de Coello e Tapia no WPT Finland Open 2023, e a sua primeira semifinal de WPT no Malmö Padel Open. Agora, como cabeças de chave para o início da temporada de 2024, a dupla hispano-brasileira tem tudo para marcar cada vez mais presença nas fases finais do Premier Padel.
O Portal Super Padel conversou com Lucas Bergamini. Confira o bate-papo.
SP: Somados os pontos da dupla, começarão o primeiro ano do Premier Padel sem WPT como dupla cabeça de chave nº 8. Era um objetivo? Quais fatores foram mais importantes para esta conquista? Quais as principais vantagens desta posição?
Bergamini: Certamente, estar dentro das 8 primeiras é o objetivo de todas as duplas que estão fora. A principal vantagem é que até as oitavas de final os 8 primeiros não se enfrentam, isso facilita sobretudo nas primeiras rodadas onde a gente não pode enfrentar a dupla 1, por exemplo, logo de cara.
SP: Durante 2023 vocês foram uma dupla que se saiu cada vez melhor contra as duplas da parte de cima do ranking, e entre muitos outros destaques, a vitória contra Coello e Tápia no WPT da Finlândia pode ser considerada um marco? Como foi este momento?
Bergamini: Com certeza, eles estavam em um grande momento e era uma dupla que ninguém queria enfrentar, mas nossos jogos contra eles sempre tinham sido duros, então tínhamos essa parte positiva, e mais numa quadra lenta que nos favorecia bastante nesse confronto. Foi um grande dia!
SP: Na partida contra Bela/Yanguas, um dos games durou incríveis 26 minutos! Como foi disputar por tanto tempo um game como este? Tem notícia de algum game que tenha durado tanto?
Eu fiquei sabendo que o game durou tanto depois do jogo, acho que deve ter sido o mais longo da historia sim.”
Bergamini: Cara eu fiquei sabendo que o game durou tanto depois do jogo, acho que deve ter sido o mais longo da historia sim. Mas te digo que quando estamos em quadra só pensamos em ganhar o próximo ponto e fechar o game, temos ideia de que o game esta sendo demorado mas pelo menos eu não tenho essa noção de tempo.
SP: Com o fim do WPT, damos adeus ao ponto de ouro no circuito profissional. Qual você gosta mais, ponto de ouro ou vantagem?
Bergamini: Gosto mais da vantagem, por mais que o ponto de ouro tenha seus pontos positivos, ainda prefiro a vantagem.
SP: Ano passado tivemos ainda a polêmica da bolinha murcha no México Open, em seu jogo contra Gonzalo Rubio e Pincho Fernandez. Mesmo com os quatro jogadores de acordo sobre a situação, o árbitro não autorizou a repetição do ponto. É comum que quando todos estejam de acordo o ponto seja repetido? Por isso houve uma discussão tão calorosa na ocasião?
Bergamini: Pelo menos nos nossos jogos não é normal termos problemas com os adversários, na dúvida sempre damos a opção de repetir os pontos. Esse dia foi atípico, não sei se o árbitro não aceitou por um tema de regulamento ou outra coisa. Mas sim, a discussão foi por que o arbitro não aceitou nossa decisão conjunta.
SP: Esta semana você anunciou a parceria com a marca Tactical Padel. Pode nos falar um pouco sobre a marca e o contexto da parceria?
Bergamini: Tactical Padel é uma marca relativamente nova no mercado, nascida na Suécia mas com produção na Espanha. Produtos de altíssima qualidade e bem elaborados, onde a atenção ao cliente é premium. Essa é a ideia da marca: sofisticada, produtos de alta qualidade e uma boa atenção ao cliente. Chegamos em um acordo final do ano passado e tornamos oficial na feira de Milão desse ano. Estou muito feliz de começar essa parceria.
SP: E sobre a nova raquete, “El Jefe”, que leva sua assinatura, como foi o desenvolvimento dela e quais suas características?
Bergamini: El Jefe teve que ser produzida bastante rápido devido ao pouco tempo que tivemos ja que o acordo foi final de dezembro, mas graças a equipe qualificada podemos criar um produto de alta qualidade, com uma zona de impacto muito ampla, o que proporciona bastante controle. É formato redondo entao me ajuda na zona defensiva e com um leve peso na ponta que ajuda no meu jogo ofensivo aéreo.
SP: Existem planos de distribuição da Tactical Padel no Brasil?
Bergamini: Sim, convido a todos a seguirem a pagina da Tactical Padel Brasil no instagram, quando os produtos chegarem eles vão divulgar.
SP: Recentemente você esteve no Desafio das Estrelas, que fez apresentações em várias cidades do Brasil. Como foi a experiência?
É sempre incrível jogar no Brasil, e mais quando nos recebem com tanto carinho e sendo tão bem tratados. As cinco cidades foram nota 10 e só posso agradecer ao espetáculo que deram e ao apoio que brindam a nós que estamos aqui na Espanha.
Bergamini: SP: Você que já vivencia o padel há vários anos na Espanha, se pudesse escolher um aspecto de atenção para que o padel no Brasil pudesse se desenvolver e se profissionalizar mais rapidamente, qual seria e porquê?
O padel no Brasil cresceu muito em estrutura e quantidade de quadras mas ainda falta uma base e metodologia sólida com mais treinadores para conseguir um volume maior de crianças competindo.”
SP: Como estão os preparativos para a temporada 2024?
Bergamini: Pré-temporada muito dura, como todos os anos, mas esse ano o grupo esta melhor fisicamente e estamos treinando mais duro que outras temporadas. Estou respondendo diretamente do fisio 😅
____
3 curiosidades rápidas:
SP: Qual seu ritual de concentração par aos jogos?
Bergamini: Não tenho um ritual especifico, mas o aquecimento é primordial para mim, para entrar 200% em quadra.
SP: Estilo/cantor(a)/grupo de música preferida atualmente?
Bergamini: Atualmente escuto muita eletrônica (James Hype) e um pagodinho pra relaxar (varia, mas Sorriso Maroto, por exemplo) hehe.
SP: Indicação de série, filme ou livro para os leitores do Super Padel?
Bergamini: Indico o livro Jogo Interior do Tenis.
Maycon Henschel, da redação.